Lista M3U e Como Usar

50

O que é Lista M3U (arquivo M3U) e como usá-la.

M3U é um formato de arquivo usado para armazenar listas de reprodução de mídia. Ele foi originalmente desenvolvido para o player de mídia Winamp, mas agora é amplamente utilizado por muitos outros players de mídia. Nesta matéria, vamos explicar em detalhes o que é M3U e como usá-lo.

O que é M3U

M3U é um formato de arquivo usado para armazenar listas de reprodução de mídia.

Ele foi originalmente desenvolvido para o player de mídia Winamp, mas agora é amplamente utilizado por muitos outros players de mídia.

Um arquivo M3U é um arquivo de texto simples que contém uma lista de URLs ou caminhos locais que levam a arquivos de mídia no seu computador ou outro dispositivo que contenha esses arquivos.

Informações interessantes sobre Listas M3U

– M3U é na verdade uma abreviação de “MPEG version 3.0 URL”. Isso porque o formato foi originalmente desenvolvido para armazenar listas de reprodução de arquivos de mídia MPEG.

– Além de URLs e caminhos locais para arquivos de mídia, arquivos M3U também podem conter referências a fluxos de rede. Isso permite que os usuários criem listas de reprodução com conteúdo transmitido pela Internet.

– Arquivos M3U também podem ser usados para armazenar listas de reprodução para rádios online. Basta adicionar a URL do fluxo da rádio ao arquivo M3U e abri-lo com um player compatível.

– Existem muitos programas disponíveis que permitem criar e editar arquivos M3U facilmente. Alguns exemplos incluem Playlist Creator e M3U Dropper.

– Arquivos M3U também podem ser usados para armazenar listas de reprodução de vídeos. Basta adicionar as URLs ou caminhos locais para os arquivos de vídeo ao arquivo M3U e abri-lo com um player compatível.

– Alguns players de mídia permitem salvar listas de reprodução criadas pelo usuário como arquivos M3U. Isso pode ser útil para fazer backup de suas listas de reprodução ou compartilhá-las com outras pessoas.

– Existem muitos sites na Internet que oferecem listas M3U prontas para download. Essas listas podem conter músicas, vídeos ou fluxos de rádio online. No entanto, é importante ter cuidado ao baixar arquivos M3U de fontes desconhecidas, pois eles podem conter conteúdo malicioso.

Como é uma lista M3U (Arquivo M3U)

Cada linha do arquivo representa um item da lista de reprodução. Por exemplo, aqui está um exemplo simples de um arquivo M3U:

———-
#EXTM3U
#EXTINF:123, Artista – Título da música

#EXTINF:321, Artista – Outro título da música

———-

A primeira linha do arquivo deve sempre começar com #EXTM3U.

As linhas subsequentes podem conter informações sobre cada item da lista de reprodução usando o formato #EXTINF:duração,título.

A duração é opcional e pode ser omitida.

O título deve ser o nome do item da lista de reprodução.

Após a linha #EXTINF, deve haver uma linha com a URL ou caminho local para o arquivo de mídia.

No exemplo acima, temos duas músicas na lista de reprodução com suas respectivas URLs.

Como usar M3U

Para usar um arquivo M3U, basta abrir o arquivo com um player de mídia compatível. O player irá ler o conteúdo do arquivo e criar uma lista de reprodução com os itens especificados.

Existem muitos players de mídia que suportam arquivos M3U. Alguns exemplos incluem VLC, Winamp e Kodi.

Para abrir um arquivo M3U com um desses players, basta seguir os passos abaixo:

– Abra o player de mídia.

– Clique em “Arquivo” ou “Mídia” e selecione “Abrir arquivo” ou “Abrir localização”.

– Navegue até o local onde o arquivo M3U está armazenado e selecione-o.

– Clique em “Abrir” para carregar a lista de reprodução.

Vantagens do uso de M3U

Existem muitas vantagens em usar arquivos M3U. Eles são fáceis de criar e editar e permitem organizar grandes coleções de mídia em listas personalizadas.

Além disso, eles são amplamente suportados por players de mídia populares.

Outra vantagem é que arquivos M3U podem ser compartilhados facilmente entre usuários. Isso permite que amigos compartilhem suas listas de reprodução favoritas uns com os outros.

Em resumo, M3U é um formato útil para armazenar listas de reprodução de mídia.

Ele é fácil de usar e oferece muitas vantagens em comparação com outros formatos.

Se você ainda não experimentou usar arquivos M3U, recomendamos que você dê uma chance!

Clicando aqui você verá muita informação interessante sobre Listas publicadas aqui no GPS.Pezquiza.com