LISTA IPTV VS. LISTA M3U – DIFERENÇAS E SOBRE A LISTA IPTV LEGAL DO GPS.PEZQUIZA.COM

2273

Sobre a Lista IPTV Legal e Gratuira publicada qui no GPS.Pezquiza.com, o leitor Francisco enviou a seguinte pergunta para o nosso e-mail richardelima@gmail.com:

Sr. Richar, boa tarde!!!!, não conheço muito bem o funcionamento das listas de canais IPTV, tudo que vejo por aí me parece pirata, vc diz no seu site que o teu não é ilegal, não vi como entrar diretamente, por que o teu seria legal?
no aguardo, atenciosamente.

Como esta é uma pergunta recorrente e que há muitas pessoas leigas nessa questão da legalidade, apresento abaixo a resposta que enviei para o nosso colega e que resolve a dúvida de todos sobre a questão das listas IPTV serem ou não ilegais e por qual motivo a publicada no site GPS.Pezquiza.com ser legal.

O que você encontra por aí sendo vendido como lista IPTV tem, na realidade, o nome técnico de Lista M3U e todas estas listas M3U, que são vendidas com o nome de Lista IPTV são ilegais.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

O que as Lista IPTV do tipo M3U tem de especial?

As listas IPTV do tipo m3U permitem que sejam carregadas, através de um arquivo M3U, para um aplicativo que simula a interface (o modo de funcionamento e interação) de um receptor de tv digital de uma operadora de tv por assinatura. 

Desta forma os canais ficam organizados em categorias, tem-se o EPG e em alguns casos, quando pagas, essas Listas IPTV do tipo M3U contam atém mesmo com a possibilidade de assistir que já passou na emissora de até 7 dias anteriores, através da função playback.

Por qual motivo as Listas IPTV do tipo M3U são ilegais?

É muito simples entender por que as listas iptv do tipo M3U e assemelhadas que se pode carregar em um media player como o Kodi ou proprietário dos vendedores dessas listas, são ilegais. 
Para que se possa oferecer uma lista com tais funções: carregar a lista em um aplicativo, organizar os canais por categorias no aplicativo, ofertar playback regressivo, EPG… é necessário que o conteúdo dos canais, tanto ao vivo quanto gravado para a função playback, sejam “copiados” para um servidor de streaming próprio da pessoa ou “empresa” que está ofertando a tal lista iptv. 

Acontece que para que a pessoa ou empresa tenha o direito (legalidade) de fazer essa cópia ela necessita obrigatoriamente de uma permissão expressa dos detentores dos direitos de comercialização do conteúdo daquele determinado canal, tanto para que faça a tal cópia quanto para que a disponibilize, gratuitamente ou por pagamento, este conteúdo para terceiros.
É aí que está o calcanhar de Aquiles destas listas: a grande maioria das emissoras e detentores dos direitos de comercialização dessas emissoras não está disposto a ceder esses direitos de cópia e retransmissão de conteúdo para terceiros que não sejam as operadoras de tv por assinatura já estabelecidas no mercado. 

Em relação à tecnologia pela qual os detentores de direitos destes canais permitem que as operadoras retransmitam o conteúdo de seus canais (direitos comerciais) através de plataforma própria das operadoras, esse direito, em sua maioria, exclui a retransmissão dos conteúdos via internet, obrigando as operadoras, na maioria dos casos, a repassar aos seus assinantes acesso a plataforma de streaming das próprias emissoras.

Note que isso é um limitante que tira, até mesmo das grandes operadoras, o direito de digitalizar o conteúdo das emissoras que estão em seus pacotes de tv paga, para retransmitir esse conteúdo na internet.

Agora, para que você entenda a questão da ilegalidade da Lista IPTV do tipo M3U. Se nem para as operadoras de tv por assinatura que pagam centenas de milhões de dólares anuais para manter os diversos canais da tv fechada em seus pacotes de assinatura, os detentores de direitos comerciais destas emissoras cedem o direito de retransmitir esses canais via internet, por qual motivo essas emissoras cederiam esse direito para que os canais fossem colocados na internet via lista M3U vendidas a preço de banana em relação ao que se paga para uma operadora de tv via satélite, por exemplo?

Não tem lógica nenhuma não é mesmo? E não tem lógica por que as emissoras e seus detentores de direitos comerciais não repassam esses direitos para retrasmissão de seu conteúdo através da internet para nenhuma dessas listas IPTV do tipo M3U e em sua grande maioria também não repassam para as operadoras de tv por assinatura para retransmissão via internet.

As emissoras e seus detentores de direitos comerciais preferem elas mesmas digitalizarem em plataforma própria esses conteúdo e permitirem acesso a ele, legalmente, somente através de suas próprias plataformas, que são fechadas por senha e tem os stresamings digitalmente criptografados, nos mesmos moldes que ocorre na transmissão da tv por assinatura via satélite ou cabo.

Sendo assim, os streaming desses canais, feitos de forma legal, não permitem a inclusão destes em nenhuma lista IPTV do tipo M3U (que possa ser carregada para um media player Kodi ou asemelhado e nem para media player proprietário das listas).

Trocando em miúdos, essas listas M3U e qualquer assemelhada que possa ser carregada e todas as características já descritas acima, são todas e 100% pirataria.

Se você ainda tiver dúvida fica uma forma simples de identificar se a lista é pirata (é só uma redundância pois 100% são), se a lista oferta canais da Globo, ela é pirata pois a Glob nunca cede o direito de retransmitir seus canais vai streaming para ninguém já que as suas plataformas online, como a GloboPlay, são prioridade na estratégia comercial da emissora.
Por que Lista IPTV Gratuita e Legal publicada e atualizada no GPS.Pezquiza.com é 100% legal

Primeiro por que ela é uma lista onde só é possível acessar os canais clicando no link de qualquer um dos mais de 400 canais colocados na página da lista, naquela página específica. O link levará para a página da própria emissora ou detentor dos direitos comerciais daquele conteúdo que é o próprio sujeito que está ofertando o streaming daquele conteúdo na internet. 

Trocando em miúdos, cada uma daquelas emissoras ou detentores dos direitos comerciais sobre aqueles conteúdos é que está ofertando o streaming do seu próprio conteúdo, na internet, em plataforma que este mesmo sujeito disponibiliza ou em canais em plataformas de streaming como o Youtube ou Vimeo, criados por esses próprios detentores de direitos comerciais dests conteúdos.

O GPS.Pezquiza.com apenas procura essas plataformas na internet ou esses canais no Youtube, Vimeo e outros e cria o link que leva o usuário para estas plataformas, canais…, para que os nosso leitores saibam da existência dessas transmissões feitas pelas próprias emissoras ou seus detentores de direitos comerciais, de forma aberta, e possam, legalmente e gratuitamente, acessar esse conteúdo e os assistir sem pagar nada por isto.

Pelo motivo de não interferirmos nas transmissões via streaming dessas emissoras ou seus detentores de direitos comerciais é que não temos a possibilidade de criar nenhum tipo de lista M3I que permita carregar esses canais para aplicativos media player tipo o Kodi ou mesmo para aplicativos diretos nas Smart TVs. A independência de cada uma dessas emissoras em disponibilizar os seus conteúdos em plataformas próprias e usando recursos próprios de segurança é o que impede que listas M3U que contenham links para as transmissões feitas via streaming por essas emissoras funcionem,

Se de alguma maneira passássemos a capturar essas transmissões para as colocar em listas tipo M3u estariamos praticando, nesse caso,a pirataria deste conteúdo.
A nossa intenção no GPS.Pezquiza.com é sempre ofertar essa informação para que você possa acessar o conteúdo de forma legal e gratuita.
Desta forma há “benefícios” que somente a pirataria (retransmissão de forma não autorizada pela emissora) pode trazer para o usuário. No entanto esses benefícios são conquistados de forma ilegal.

Por que chamamos a nossa lista de Lista IPTV

Pelo simples motivo de que ela é sim uma lista iptv pois o termo iptv significa a transmissão de vídeo através da internet e nossa lista agrega os links para as transmissões de vídeo via internet feita pelos detentores dos direitos comerciais destas transmissões.

A nossa lista IPTV é e sempre será legal e gratuita e será sempre atualizada.

Da mesma maneira nós nunca iremos interceptor, capturar , interferir e muito menos retransmitir o conteúdo de terceiros sem a expressa autorização destes, pois isto é pirataria.
Agradeço antecipadamente a compreensão.