HTV Box 5 reiniciando e travando com mensagem de erro [Dúvida do Leitor]

0
1662
HTV 5 reiniciando erro travado
O HTV 5 do nosso leitor está travando e reiniciando, como agir nesse caso para sanar o problema

Sobre problemas de funcionamento do HTV Box 5, recebi a seguinte dúvida de um leitor que não identificarei por não ter pedido a permissão do mesmo:

Bom dia. Estou com meu htv5 reiniciando quando carrega o Android. As vezes trava na tela bring You. No reset de fabrica aparece a mensagem cannot load volume/ misc. Devo tentar o firmware recovery s sugerido em https://youtu.be/XeJi_RzRVJE. Ou existe algum outro procedimento para recuperar o aparelho? Agradecido

O aparelho do nosso leitor está com o firmware corrompido, essa parte do diagnóstico é óbvia e fácil de identificar, mas tenho que o citar aqui pois existirão vários leitores que não tem intimidade com as peculiaridades técnicas desse tipo de aparelho e terão esta dúvida.

Firmware corrompindo é quando o aparelho tenta carregar o seu software base, que forma a “tela principal” do aparelho que permite que o dispositivo seja efetivamente usado com os aplicativos que o usuário deseja. Esse software sofre um dano irreparável e precisar ser “reinstalado” no aparelho… Mas é aí que temos o real problema…

O real problema é que o aparelho em si, os componentes eletrônicos que formam o HTV Box 5 e a maioria dos dispositivos similares (TV Box modificada e preparada para a tv por assinatura de forma não autorizada) são de uma qualidade bem baixa, o mais simples possível, tudo para baratear o custo para a marca deste tipo de produto que tem o real interesse na venda do acesso aos seus serviços IPTV e não exatamente na venda da parte eletrônico, que para este tipo de aparelho a marca vê (ou vi na época da criação do HTV 5) só como um mal necessário.

Essa baixa qualidade de componentes mais o fato de o aparelho ficar ligado horas a fio todos os dias em um país tropical onde a temperatura ambiental é naturalmente alta gera um stress mecânico nos componentes eletrônicos do aparelho, provocado pela dilatação, aquecimento acima da temperatura média de trabalho para o qual o aparelho foi dimensionado e posterior contração de peças ao passar algumas horas desligado durante a noite (ou seja lá qual horário o usuário dá descanso ao seu HTV 5). Esses fatores que maltaram o aparelho acabam por, com o tempo, gerar a dessoldagem de alguns componentes do aparelho e até mesmo o estufamente e rompimento de trilhas que ligam alguns componentes eletrônicos no aparelho.

Essa fragilidade na solda entre os componentes leva à falha no tráfego de dados entre os componentes do HTV 5 e outros similares, com eventual corrupção de dados, como parece ser o caso do ocorrido com o aparelho do nosso leitor.

Dessa forma, antes de insistir em tentar reinstalar o firmware do HTV 5, com múltiplas tentativas fracassadas como está ocorrendo neste caso, eu levaria o aparelho em uma oficina eletrônica de confiança e pediria para eles conferirem e até reforçarem as soldas no meu aparelho (se possível). Além disso eu pediria para fazerem uma boa limpeza interna para ajudar a diminuir a temperatura interna durante o funcionamento.

Dessa forma eu garantiria a integridade de funcionamento do aparelho, se, é claro, o serviço realmente for feito com boa qualidade. Garantindo esse funcionamento correto, aí sim, o aparelho passaria a aceitar, sem erros, a instalação de um novo software.

Nesse ponto (instalação de um novo software e recuperação do acesso aos serviços do HTV) eu já não posso ajudar o leitor pois há bastante tempo já não busco informações relativas a este mercado e como as marcas vem tratando os seus consumidores, principalmente no que diz respeito à possibilidade ou não de recuperação de acesso aos servidores do HTV.

Mas com certeza o leitor não estará desamparado, haja vista os tutoriais existentes na internet sobre o assunto, tendo ele mesmo me enviando um link indicando um destes tutoriais.

Boa sorte a todos e continuem com o GPS.Pezquiza.com.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.