Comprar Conversor Digital com Acesso ao Youtube [Pergunta do Leitor]

580

Sobre a compra de um conversor de tv digital terrestre com internet wifi e acesso ao Youtube, o leitor Alexandre enviou o seguinte questionamento para o GPS.Pezquiza.com:

Boa Richard queria comprar um conversor digital que vi no seu canal que ele entra no YouTube. Tem um link pra o mercado livre porém está pausado vc não tem mais pra vender ou ñ vender mais ???gostaria de comprar? Por. Favor segue o ligando vídeo que eu vi

O vídeo citado pelo nosso colega está no nosso canal GPSPezquizaOficial no Youtube:

Assista: Conversor TV Digital Terrestre Wifi Youtube – Erros XML Parser e Loading Fail

Fazem dois anos que postei o vídeo citado acima e alguns meses mais que eu comprei e fiz matéria sobre tal conversor de tv digital terrestre, para o GPS.Pezquiza.com. O ato é que o aparelho logo se tornou objeto de desejo dos leitores do site e a pedido deles eu até adquiri algumas peças e repassei para os leitores praticamente a preço de custo, uma das raras vezes que fiz esse tipo de coisa pois realmente os nossos leitores mais fiéis estavam insistindo bastante querendo o tal receptor de tv digital terrestre com Youtube.

Muito bem, de lá para cá as coisas em relação ao desenvolvimento de aplicativos e a possibilidade de acesso via estes aplicativos de terceiros à base de vídeos do Youtube mudou bastante. Antes era mais simples um aparelho como este e tantos outros receptores de tv com acesso à internet poderem acessar a base de vídeos do Youtube. O Youtube fechou as portas para acessos externos por alguns motivos revelados e outros não explicitados abertamente.

Um dos grandes motivos é [tentar] conter a pirataria de vídeos postados no Youtube, já que existem muitas plataformas que conseguem baixar os vídeos do site sendo que o próprio Youtube não dá essa possibilidade aos seus utilizadores, salvo em situações específicas de acesso Premium ou através do Youtube Go mas mesmo assim o vídeo baixado só pode ser visualizado com o próprio aplicativo do Youtube.

Vídeos baixados de forma não autorizada trazem vários prejuízos ao Youtibe, entre eles está o fato de não veiculação de propaganda durante a reprodução destes vídeos baixados e também ao fato de que muitas pessoas baixam os vídeos para postar, sem autorização, em canais criados para este tipo de pirataria, prekudicando assim a monetização do criador daquele conteúdo.

Outro motivo relevante para o Google {na verdade a Alphabet, a empresa que controla o Google, Youtube e outras empresas do grupo} é que o Youtube faz parte de um ecossistema de previsão de comportamento dos usuários (inteligência artificial preditiva) e outras pernas do ecossistema de inteligência artificial que vem sendo desenvolvida pela Alphabet há mais de uma década, portanto cortar o acesso de terceiros à sua base de dados é fator primordial para os interesses da empresa.

E o que isto tem a ver com um conversor de tv digital terrestre que tinha como uma das suas funções mais interessantes “tocar” vídeos do Youtube.

Assim como o Youtube cortou o acesso à sua base de vídeos e dados de estatísticas de tantas outras plataformas externas, cortou também a possibilidade de esses receptores com software proprietário de conseguirem a continuar “tocando” os vídeos da plataforma.

– Mas eu conheço alguns receptores que ainda tocam vídeos do Youtube… E aí?

Sim, você deve conhecer alguns receptores de tv que ainda tocam vídeos do Youtube, esses receptores tem firmware dsenvolvido em sistema operacional Android ou Linux e nesse caso eles usam o aplicativo do próprio Youtube para tocar os vídeos do Youtube, ou seja, eles não desenvolvem um aplicativo próprio para esta função.

Por fim respondendo à pergunta do nosso leitor, eu tenho aqui comigo ainda três destes conversores de tv digital terrestre com função Youtube e assim como ocorreu com todos que compraram este tipo de aparelho, os que estão aqui comigo também não conseguem mais acessar os vídeos do Youtube há muito tempo. Como você deve imaginar não são apaenas estes com o tal “problema” que foi provocado pelos próprios desenvolvedores do Youtube, mas diversos outros conversores e receptores de tv similares também deixaram de ter tal acesso.

Então cuidado quando alguém te ofertar tal tipo de aparelho dizendo que você vai ter acesso “eterno” ao Youtube usando ele. Você vai ficar na mão.

Um abraço e obrigado por ter enviado sua pergunta.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.