Como usar o VLC para enviar streaming de vídeos pela internet ou rede interna

2795

Volta e meia recebemos aqui no GPS.Pezquiza.com a pergunta sobre como enviar vídeo através da rede caseira ou internet.

E não é necessário usar nenhum equipamento especial para isto, um computador simples usando o já famoso player de vídeos VLC é capaz de enviar vídeos por streaming através da sua rede internet e até mesmo para a internet.

Atenção, como eu tenho um Mac pode ser que os menus que eu cito aqui sejam acessados de maneira diferente no seu computador, mas a lógica é a mesma, basta encontrar os menus com o mesmo nome no seu VLC

Veja como fazer:

– No menu Arquivo escolha a opção Abrir Dispositivo de Captura (Open Capture Device).
– Abrirá uma janela em que você terá que escolher as seguintes opções:
– Dispositivo de Entreda (Input Device), você deve ter em sua computador uma placa de captura de vídeo para passar o vídeo de um receptor de tv ou outro dispositivo de vídeo que você queira enviar por streaming para a sua rede interna ou internet, nesta opção é só escolher este dispositivo clicando na caixinha que indica Video e escolhendo o dispositivo de captura.
– Da mesma maneira você vai precisar escolher o dispositivo de captura de áudio, aí é melhor colocar um cabo na saída de áudio do seu aparelho e plugar na entrada de microfone do seu computador, mantenha o volume de saída no receptor mais baixo para não causar problemas à entrada de microfone do computador.
– O próximo passo é ticar ação Streming / Gravação (Streaming/Saving) e clicar em Configurações… (Settings…).
– Abrirá uma nova janela Open Source (Abrir Origem) onde você deverá configurar o envio do vídeo por streaming.
– Tique a opção Mostrar o Streaming Localmente (Display the stream locally) para poder assistir em dispositivos na sua rede local.
– Marque a opção Stream para configurar como o vídeo será enviado pela rede.
– Deixe o Type como HTTP e em Endereço (Address), coloque o endereço IP do computador que fará o streaming, ou seja, o computador que você está configura com o VLC.
– Em Porta (Port) você pode deixar o número da porta que está ou colocar um outro número de porta que não conflite com outros serviços sendo usados no mesmo computador.
– Em Encapsulação você pode deixar o tipo que está.
– Em Opções de Transcodificação (Transcoding Optinos) marque a opção vídeo e escolha uma compressão compatível com os dispositivos que irão receber o streaming, escolha também o bitrate com o qual vai enviar o vídeo por streaming, quanto maior melhor mas o consumo de banda também será maior na sua rede ou internet.
– A mesma lógico do vídeo colocada acima serve para o envio do áudio.
– Clique em OK e então em abrir para começar a enviar o streaming pela rede local.
– Para ver este streaming pela internet você terá que configurar o seu roteador de internet para abrir para a internet esta transmissão que está sendo feita pelo seu VLC.

tela-configuracao-streaming-vlc

Com o Mac funcionou tranquilo, se alguém tiver alguma dica ou configuração diferente para Windows deixe nos comentários para a gente nos comentários.


fazer-streaming-com-vlc-pela-internet-ou-rede-interna