COMO CRIAR UM TRANSMISSOR DE TV DIGITAL USANDO UMA RASPBERRY PI [PEDIDO DO LEITOR]

6059

A pedido do Pedro Afonso de Bento Gonçalves-RS, vou divulgar aqui alguns projetos que tornam possível criar um transmissor de tv digital usando uma placa Raspberry Pi e alguns acessórios. Como eu já disse algumas vezes aqui no GPS.Pezquiza.com eu não sou conhecedor de eletrônica, por isto vou deixar os links com alguns tutoriais que mostram diversos métodos de tornar uma Raspberry Pi num transmissor de tv digital para facilitar a vida dos mais entendidos no assunto e abaixo descrevo o que entendi destes tutoriais.

E atenção ao pessoal do Bento Gonçalves, se estiver tendo alguma interferência aí na televisão de vocês já sabem que é o Pedro Afonso testando os transmissores de tv digital que ele está fazendo com a Raspberry Pi. Hehehe.

Para quem não sabe o que é uma Raspberry Pi, ela é um pequeno computador montado em uma placa pouco maior que um cartão de crédito, basta ligar esta placa a um monitor ou tv e conectar teclado e mouse e você passa a ter um computador funcional, a plaquinha computador Raspberry Pi foi inventada no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi e com ela é possível fazer diversos projetos bastante interessantes, entre os quais já destacamos aqui no GPS.Pezquiza.com que em 2014 já era vendido um kit para montar um tv box pirata:

Receptor pirata é vendido em kit para montar em casa (e não é ilegal comprar)

Outro projeto interessante sobre o qual falamos com a Raspberry Pi foi o que permitia montar um telefone celular com a plaquinha:

Faça o seu próprio Smartphone com uma Raspberry Pi… Aquela do kit do receptor…

Desta vez projeto é para montar um transmissor de tv digital terrestre e além da satisfação de fazer um equipamento tão interessante também ajuda no entendimento das etapas de transmissão de uma tv via satélite, por exemplo.

Achar estes projetos de transformar a Rapsberry Pi em transmissor de tv digital é fácil, basta dar um Google em “Raspberry Pi TV Transmitter” que logo surgirão vários projetos diferentes.

Quero destacar o projeto do site oz9aec, deixo o link para você entrar na página do site já traduzida para o português:

Transforme o seu Raspberry Pi em um transmissor HDTV ao vivo

Neste caso o projeto é feito usando:

– 1 Raspberry Pi
– 1 modulador UT-100C DVB-T
– 1 módulo Rasp1cam (que pode ser dispensado dependendo do projeto que você quer montar)

Este módulo Raspicam está sendo usado neste projeto por que a pessoa que apresenta o projeto monta essa Raspberry Pi em um drone para transmitir as imagens da câmera enquanto os voos do drone são executados, se você não tem esta pretensão ou algum outro uso para uma câmera transmitindo através de sinal de TV Digital o Raspicam é dispensável.

O módulo UT-100X DVB-T vai transmitir através de frequência UHF que segundo o produtor do projeto pode ser amplificado para alcançar maiores distâncias de transmissão, então cuidado, transmitir em UHF pode lhe causar dor de cabeça, verifique a legislação aplicável pois ele pode atrapalhar a recepção de tv digital dos seus vizinhos.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

O software que controla todo o projeto é desenvolvido em Linux e o tutorial de configuração está bem descrito no link acima.

Veja só o que este projeto pode fazer:

– Captura vídeos codificados em H.264 da câmera usando a aplicação raspivid.
– Converte o fluxo de bits H.264 para a taxa de bits constante e o fluxo MPEG-TS compatível com DVB usando ffmpeg 2.2.2.
– Envia o fluxo MPEG-TS para o modulador UT-100C usando o aplicativo tsrfsend.
– A configuração também usa um reforço de potência de 20 dBm para aumentar o alcance da transmissão.

Dá uma olhada no esquema deste projeto:


E aí, vai encarar esse projeto?

Há o seguinte projeto no Github:

TRANSMISSOR DE TV DIGITAL NO RASPBERRY PI

Para quem gosta do negócio mastigado o projeto está todo lá, bem documento e com os softwares todos disponíveis, basta baixar os arquivos, comprar os equipamentos e colocar mãos à obra.

Neste projeto é usado:

1 Raspberry Pi Lite
1 módulo GPIO 12

Como eu disse todo o software necessário e as configurações estão bem descritas no link que deixei acima.

O criador do projeto, Evariste Courjaud, o denominou de rapidatv e o descreve como sendo um transmissor de tv digital para Raspberry Pi.

Veja abaixo a interface do Rapidatv.

Com as informações que passei aqui já é possível brincar bastante com os transmissores de tv digital feitos com a Raspberry Pi, lembrando que se você fizer a pesquisa no Google que eu aconselhei ainda achará muitos outros projetos além destes que descrevi aqui.