Lembra daquela plaquinha que permite a qualquer um montar projetos computacionais diferentes, atÉ mesmo uma TV Box?
FAZER TV BOX COM UMA RASPBERRY PI, TEM COMO?
Pois a plaquinha evoluiu mais uma vez e lançou uma nova geração mais poderosa que, entre outras coisas, permite fazer uma tv box melhor ainda.
As melhorias foram muitas:
– A Raspberry Pi 4 vem com três modelos distintos disponÁveis, a diferença básica entre eles É a quantidade de memória RAM, são elas: 1, 2 ou 4GB de Ram DDR4.
– A Raspberry Pi 4 vem bem mais potente e pode ser comparada, em potência, a um PC de entrada (não É pouca coisa não), o novo processador É três vezes mais potento que a versão anterior, É um Broadcom BCM2711, QuadCore de 1,5GHz.
– 4 portas USB 3.0 que garantem muita velocidade de troca de dados via USB.
– A entrada de energia agora É padrão USB-C, necessitando de um carregador neste padrão com pelo menos 15W.
– A porta ethernet É padrão Gigabit real, muito mais velocidade na rede cabeada.
– A porta ethernet tambÉm É POE HAT (Power over Ethernet).
– A rede sem fio funciona em 2,4GHz e 5GHz 802.11b/g/n/ac.
– O bluetooth É 5.0.
– A memória interna continua a necessitar de um cartão microSD.
– A plaquinha tambÉm será dual monitor, isso mesmo, a possibilidade de se ligar a dois monitores ao mesmo tempo, com saÁda dual micro HDMI 2.0, com suporte a 4K 60Hz em cada uma delas. A Raspberry Pi 4 descodifica H.265 em 4K 60p, H.264 em 1080p 60p e codifica em 1080p 30p, tambÉm É compatÁvel com gráficos OpenGL ES 3.0.
Os preços sugeridos da Raspiberry Pi 4 são os mesmos adotados para a versão Pi 3 B+: 35 dólares para a versão com 1GB de RAM, 45 dólares para a versão com 2GB de RAM e 55 dólares para versão com 4GB de RAM.
A plaquinha É compatÁvel com diversos sistemas operacionais, inclusive com Android. O cliente compra e escolhe qual tipo de projeto irá desenvolver com ela.
Pequenina e poderosa.