Apagão norturno dos canais HD, leitores do GPS.Pezquiza.com ajudam a desvendar a suposta causa

4448

Dia bastante agitado hoje com dezenas de mensagens chegando no WhatsApp do GPS.Pezquiza.com, principalmente a falar sobre o apagão norturno que está acontecendo nos canais HD, diversas marcas de receptores de satÉlite não estão conseguindo abrir os canais HD do C2 usando IKS ou SKS.

Todos que relataram o problema foram unÁ¢nimes em dizer que o apagão dos canais HD no C2 ocorre todos os dias Á s 18 horas em ponto.

A maioria do pessoal afirmou que o problema ocorre apenas com os canais HD do satÉlite StarOne C2, no entanto tivemos tambÉm alguns relatos de que alguns receptores estão apresentando o mesmo apagão noturno no Amazonas.

Tive relato de uns dois leitores dizendo que migraram para o Amazonas para fugir do problema e conseguiram captar os canais HD do Amazonas sem maiores problemas.

Muitos relatos deste travamento nos Azbox BravÁ­ssimo, AzamÉrica S1001 e Duosat Prodigy HD e Blade HD.

Tem gente com Duosat Prodigy dizendo que uma atualização que saiu recente corrigiu este problema de codificar os canais HD durante a noite.

Um usuário do AzamÉrica S1001 relatou que alguns canais SD no receptor dele tambÉm estão apresentando o apagão noturno.

Um usuário de receptor Cinebox tambÉm enviou mensagem relatando o mesmo problema.

Outros leitores que tenham mandado mensagem sobre seus receptores me desculpem se não consegui colocar aqui sobre seus receptores, de qualquer maneira os casos já relatados aqui expõem bem o problema.

Por que os receptores piratas estão travando os canais HD Á  noite

O interessante da história É que algumas pessoas me mandaram o mesmo relato sobre o motivo de os receptores piratas estarem travando durante a noite.

Tem atÉ um vÁ­deo no Youtube de um rapaz, Leandro Informática, falando sobre o problema, que estaria sendo provocado pela operadora de tv que tem seu pacote no StarOne C2, a Claro TV, com a ajuda da administradora do satÉlite, a Embratel.

O problema alegado no vÁ­deo e que muitos estão acatando como o que ocorre de fato, É que a Claro TV estaria aplicando uma mudança na voltagem do LNB para este mude a voltagem na qual está operando causando assim o apagão dos canais HD no StarOne C2.

O colega do vÁ­deo no entanto, falou, falou mas não conseguiu chegar no ponto do por que a mudança da voltagem está provocando este apagão, eu passo a relatar isto para vocês mais abaixo e amanhã aqui no GPS.Pezquiza.com publicamos um artigo explicando como funciona a voltagem do LNB.

Mas antes de explicar quero deixar um alerta de que não alterem a voltagem de funcionamento do seus LNBs e a saÁ­da do tuner para enviar voltagem diferente para o seu LNB de maneira alguma, sob risco de queimar, alÉm do seu receptor, diversos outros aparelhos que estejam ligados em cascata com ele, como a sua televisão por exemplo, e atÉ mesmo outros receptores e outras televisões que estejam ligadas em conjunto.

Eu já vi um desastre como este acontecendo por causa de coisa mais simples, que É o curto no LNB e não tem como socorrer os aparelhos, as entradas de vÁ­deo e antena nos receptores e televisão são muito sensÁ­veis a qualquer alteração de voltagem e acabam queimando a placa principal dos aparelhos, fica aÁ­ o alerta.

Por que a mudança da voltagem dos LNBs provoca o apagão nos canais HD?

Vamos a um fato bastante interessante nesta história, não É a primeira vez que este teste É feito em uma operadora de tv por assinatura, a algum tempo, pouco mais de um ano, outra operadora tambÉm fez a mesma coisa, não me vem Á  cabeça em qual satÉlite aconteceu, mas depois desistiu de prosseguir com esta mudança de voltagem, acredito que por que exigia mais recursos do satÉlite.

Explicando o problema de uma maneira simples, o receptor controla/conversa com o LNB, usando duas voltagens diferentes, todos conhecem estas voltagens como 13 volts e 18 volts, o que o pessoal não fala É para que servem estas voltagens.

É o seguinte, estas voltagens são o que indica ao receptor que o canal que você quer sintonizar está polarizado em vertical ou horizontal.

Se você não sabe o que É polarização do sinal do satÉlite, leia aqui agora para conhecer.

13V É a voltagem que indica que se quer sintonizar um canal com polarização horizontal enquanto 18 volts indica que o receptor quer sintonizar um canal na polarização vertical.

O sinal entra no LNB em duas faixas separadas e a voltagem É que faz o LNB anular uma das faixas e enxergar somente a outra, repito, isto É uma explicação de maneira simples para que você possa entender o problema.

Dentro do LNB tem as chamadas agulha, tanto para o sinal vertical quanto para o sinal horizontal, que precisam receber a faixa de frequência exatamente na posição que elas estão entrando no LNB e em que a voltagem mandada para o LNB o deixa pronto para entender aquela posição da faixa de sinal do satÉlite, seja horizontal ou vertical.

Falando especificamente dos LNBs Banda KU, na realidade a voltagem de trabalho deles É a seguinte:

A voltagem de chaveamento da polarização vertical trabalha entre 12 e 14.5V

A voltagem de chaveamento da polarização horizontal trabalha entre 16 e 18V

Estando nas faixas citadas acima o LNB entende que uma das duas polarizações deve ser acessada.

O truque da operadora então seria o seguinte, mudar a voltagem nos transponders dos canais HD para que estes passem a trabalhar acima da voltagem padrão provocando o apagão nos canais HD.

O que os se alega no mundo dos receptores piratas É que esta voltagem está sendo colocada acima dos 20V, uma voltagem diferente daquela em que os receptores piratas conseguem trabalhar.

Pelo que eu sei os receptores conseguem sim controlar voltagens de operação real entre 11.5V e 19V sem grandes problemas, não vejo grandes problemas, É a chamada voltagem de operação.

Um outro dado interessante É que no StarOne C2, os canais HD em Banda KU estão divididos em dois transponders com polarização horizontal e dois transponders em polarização vertical.

O que quero dizer com isto, apesar de eu não ter como fazer grandes testes, É que provavelmente o que a operadora está fazendo deve ser uma mudança muito simples de controlar, para ela, mas muito chata de consertar, para os fabricantes de receptores piratas.

Se eu posso mudar a polarização dos meus transponders HD oscilando entre 11,5V e 14V para os TPs verticais e entre 16V e 19V para os TPs horizontais, em um determinado horário eu provoco uma pequena mudança na voltagem de operação daqueles TPs e de uma maneira simples, oscilando entre a voltagem certa de trabalho, provoco um apagão em todos os receptores que não sabem qual É a mudança correta de trabalho.

Isto seria teoricamente fácil de verificar fazendo uma busca cega de canais quando ocorrer o apagão dos canais HD para ver se há uma mudança nas informações de sintonia destes canais.

Uma outra coisa que me parece lógica É que, se na realidade a Claro TV está mudando a voltagem para um valor acima do padrão, ou seja, os canais verticais estão indo alÉm dos 14 volts e os horizontais alÉm dos 19 volts, então os receptores piratas deveriam perder completamente o sinal dos canais HD e não mostrarem estes sinal como codificado.

Outra coisa É que se a Claro TV está mesmo mudando para uma voltagem acima, quer dizer que os seus LNBs devem ser diferenciados dos demais, para aceitar trabalhar fora do padrão normal de voltagem para polarização e que os firmware dos seus receptores foi modificado para que Á s 18 horas em ponto, horário que recebem do satÉlite StarOne C2, eles passem a trabalhar com esta nova voltagem de uma maneira que o assinante não perceba a mudança, mas os receptores piratas todos fiquem no apagão dos canais HD.

Quem tem receptor pirata, façam testes de busca cega e arrume um LNB original da Claro TV para testar e ver se descobrem alguma coisa, depois compartilhem o resultado conosco.

Valeu a contribuição de todos, seja por comentário, facebook ou whatsapp.


causa-apagao-noturno-canais-hd