227 milhões de visualizações e 2,65 milhões de inscritos em sua página no Youtube, este É o canal Porta dos Fundos, o maior canal brasileiro na Youtube que acendeu o alerta para o mercado de que os canais do Youtube podem sim competir com os canais de televisão e se tornarem uma alternativa viíel para a publicidade online.
Os nÁºmeros do Porta dos Fundos são ainda mais impressionantes se levarmos em conta que os canais do Youtube que ocupam o segundo lugar, terceiro e aÁ por diante são na realidade um agrupamento de vÁdeos de vários outros canais menores que se associam para terem cada um destes canais mais visualizações.
A prática está sendo largamente incentivada pelo Youtube, que pertence ao Google, e encontrou no incentivo a criações de canais no Youtube uma forma de impulsionar o vÁdeo streaming como uma força capaz de fazer frente aos mÉtodos tradicionais de transmissão de televisão.
Contrariando este mÉtodo de criação de canais, apareceu o Porta dos Fundos com uma proposta que casa com a primeira proposta que o Youtube fez aos criadores de conteÁºdo: bolar vÁdeos criativos e se associar ao Youtube para gerar dinheiro com propagandas nestes vÁdeos. O Porta dos Fundos não É um conjunto de vÁdeos de vários pequenos canais, e sim uma equipe de humoristas, alguns bem conhecidos e outros que estão conseguindo fazer os seus nomes por causa do Youtube, que se juntaram para produzir vÁdeos de humor de alta qualidade.
A vantagem do Youtube em relação Á s tvs convencionais É que no vÁdeo streaming do Youtube não há pudor e nem censura, por isto quem assiste aos vÁdeos do canal Porta dos Fundos no Youtube ou gosta muito ou odeia, mas É esta falta de compromisso com o pudor que acaba gerando momentos inesquecÁveis da nova geração de humoristas brasileiros.
AlÉm de ganharem dinheiro com as propagandas do Google que aparecem durante a reprodução dos vÁdeos no canal, os humoristas do Porta dos Fundos tambÉm são convidados por empresas para criarem vÁdeos para divulgar produtos e marcas famosas, uma alternativa bastante viíel e rentíel para monetizar o canal.
Esta nova onda de canais no Youtube É somente o começo de uma nova era de oportunidades para pessoas criativas na internet, se a televisão não conseguir se adequar a estes novos tempos a competição a favor da internet pode se tornar desleal em pouco tempo.