Alguns vídeos do Youtube não rodam visto em dispositivos móveis, sabe por que?

3573

Nós podemos afirmar sem medo de errar que o Youtube é um dos melhores aplicativos que se pode ter no seu dispositivo móvel, seja ele um tablet ou um smartphone, seja Android ou IOS.

Com um conexão de internet razoável é possível ficar preso horas e horas no Youtube para mobile passando de um vídeo para outro sem se cansar, no entanto, volta e meia caímos em um aviso que nos deixa extremamente irritados, “este vídeo não está disponível para dispositivos móveis”. Qual o motivo deste aviso?

Para responder a esta questão não existe somente um fator, são diversos os fatores que podem influenciar a disponibilidade dos vídeos do Youtube para dispositivos móveis, coisas que você nem imagina.

Vamos começar com a questão do áudio, ela pode influenciar e muito isto pois quando uma pessoa edita um vídeo para colocar no Youtube ela acrescenta o áudio que ela acha melhor, muitas vezes sem ter nenhum direito autoral ou autorização sobre ele. Mas o sistema do Youtube é bem mais inteligente que os publicadores de vídeo podem pensar, ele é capaz de detectar automaticamente qual é a música presente no vídeo e enviar um aviso para o detentor dos direitos autorais dela, que pode escolher diversas ações em relação ao vídeo que está usando a música, desde deletar o vídeo, proibir que ele seja exibido em certos países a até mesmo proibir certos dispositivos de reproduzirem este vídeo.

A mesma coisa pode ocorrer com trechos de vídeo com direitos autorais e que são usados por publicadores que não tem autorização do detentor dos direitos daquele vídeo, pode ser que ele seja deletado para todo mundo ou somente para tablets e smartphones.

Mas não é apenas as pessoas que infringem os direitos autorais que podem ter os seus vídeos proibidos de serem reproduzidos em dispositivos móveis, os produtores de vídeos que tem todos os direitos autorais sobre o que estão publicando no Youtube também tem a opção de bloquear o vídeo para reprodução em determinados dispositivos, e aí alguns optam por bloquear o vídeo para não passarem em smartphones e tablets.

Outra opção pode bloquear o vídeo de um produtor que tem os direitos autorais sobre todo o conteúdo do vídeo mesmo que ele não saiba que isto vai ocorrer, é quando ele opta por certas formas de monetizar o seu vídeo que não são suportadas por alguns tablets e smartphones.

Novamente a questão do áudio pode influenciar na publicidade, pois quando a pessoa escolhe certas músicas que são protegidas por direitos autorias e o autor da música libera o vídeo mesmo assim, o detentor dos direitos autorais da música pode limitar o vídeo para não mostrar certos tipos de publicidade o que vai limitar os dispositivos que poderão ou não mostrar o vídeo, e daí os tablets e smartphones vão ficar de fora.

Agora você já sabe por que de vez em quando o Youtube do seu smartphone ou tablet te irrita mostrando a frase Video não disponível para móveis.

Youtube Não Disponível