No meio de tanta confusão de informações em relação ao destino da operadora de telecomunicações Oi, algumas informações interessantes estão passando batido, não comentadas pela imprensa tradicional.
Em recente comunicação ao mercado a Oi apresentou seus planejamento para o futuro, sempre levando em conta o otimismo que os problemas financeiros que afetavam a empresa já foram solucionados e que um player de grande autoridade no mercado irá adquirir a operadora. Na apresentação a empresa falou rapidamente sobre seus planos para a TV por assinatura, mas quem esteve atendo notou que a menção ao planejamento para a tv paga da Oi foi bastante impactante.
O plano para a Oi Tv É migrar a operação para o IP (rede de dados/internet), o que implicaria em sair do satÉlite e ir para a fibra.
Faz sentido, faz bastante sentido não fosse a dificuldade para implementar a infraestrutura necessária em um paÁs com dimensões continentais como o Brasil. A Oi precisará investir pesado e rapidamente para levar fibra ao máximo de clientes possÁvel, o que por enquanto ainda não É uma realidade.
O interessante desse plano É que ele pode se encaixar muito bem nos planos que a AT&T tem para o Brasil, levando em consideração que a AT&T opera tv por assinatura com a marca e tecnologia Directv em toda a AmÉrica Latina, deixando somente o Brasil no atraso da operação atravÉs da Sky.
O DNA da AT&T/Directv É bastante ligado Á internet, inclusive incluÁndo serviços ligados Á internet das coisas e sistemas de segurança residencial, tudo integrado Á internet via fibra da marca. Apesar dos rumores de que há outros interessados na Oi, o províel mesmo É que a empresa ficará para a AT&T se o Congresso Nacional socialista do Brasil não jogar areia no negócio.
É possÁvel, tanto que a areia tome conta da negociação via polÁtica socialista brasileira, mas se o milagre ocorrer É possÁvel tambÉm que a AT&T invista pesado no setor do Brasil, avançando rapidamente para cima de um mercado que atualmente É da Claro/Net (agora tudo Claro), que desesperada com o fato de ter uma concorrência tão impactante como a AT&T no Brasil, tambÉm está lutando contra as modificações nas regras da tv por assinatura no Brasil.
Vale lembrar que o controle da Claro pertence a uma empresa com base em um paÁs extremamente socialista na AmÉrica Latina, o tipo de gente que não quer nunca que a livre concorrência se estabeleça em local nenhum. Sem uma concorrência de verdade, com possibilidade que os opositores briguem para agradar os clientes, os valores nunca caem, os serviços sempre ficam caros e o conteÁºdo ofertado pelas emissoras será sempre esse engodo ofertado no Brasil.
Depois ainda me pergunta por que eu discordo com esse viÉs polÁtico infeliz.
Que venha a AT&T, compre a Oi, invista nos planos de IPTV da operadora com boa oferta de conteÁºdo, qualidade maior de imagem via internet fibra e inclua serviços inovadores no pacote.
.