TV Box bugam com app Directv Go – Modo de Depuração USB

435

Hoje durante o dia fui alertado pelo administrador do site BSBVendas.com de que alguns modelos de TV Box estavam bugando ao tentar rodar o app Directv Go.

O aplicativo é instalado normalmente, mas, ao tentar rodar o app Directv Go o que se consegue é uma tela informando que pelo dispositivo estar com o modo de depuração USB ligado o aplicativo não pode ser rodado no aparelho até que o usuário desligue o modo de depuração USB.

A questão do colega do BSBVendas.com era muito simples: como resolver o problema? A resposta também parece ser muito simples para todos os aparelhos onde o problema está aparecendo: desligar o modo de depuração USB. Mas como fazer isso e, será que vai mesmo dar certo?

Bastou procurar um pouco na internet para descobrir que o tal “erro” no app Directv Go (se é que é erro mesmo) estava afetando muita gente. Vários fóruns com tópicos abertos sobre o assunto e assinantes relatando que não estavam conseguindo suporte da operadora pois a fila de atendimento estava enorme. Informação também extraída dos tópicos de conversação online sobre o bug relatam que ele atingiu não somente TV Box Android mas também alguns modelos de smartphone.

Pior ainda, muitos usuários relatam que o tal modo de depuração nem sempre estava ativado em seus aparelhos mas mesmo assim, após uma atualização do app Directv Go, o erro apareceu. Ou seja, diversos usuários estavam usando normalmente o app da operadora de tv por assinatura via streaming até que receberam uma atualização do aplicativo e ele simplesmente parou de funcionar e comoeçou a mostar a tal mensagem de erro de depuração.

O pior, após desligar o tal modo de depuração, alguns aparelhos atingidos pelo bug voltam a rodar normalmente o Directv Go mas outras não. É tentar a sorte.

Como o desligamento do modo de depuração, na maioria dos casos, passa por resetar configurações do sistema Android, usuários que necessitam fazer o procedimento para rodar novamente o Directv Go em seus aparelhos podem perder algumas configurações importantes em seus aparelhos e até mesmo terem que reconfigurar (quando possí8vel), diversos outros aplicativos que usam no mesmo aparelho. isto é especialmente perigoso para aqueles que usam tv alternativa e a tem configurada no mesmo aparelho.

Por falar em TV alternativa, está aí o ponto em que acho que está o que provocou o tal bug das tv box Android com o app Directv Go. A atualização enviada pela operadora tem todo o jeito de ter sido feita para conter a possibilidade de uso não autorizado do conteúdo da operadora, travando o app em aparelhos com root do Android e outros truques que permitiriam capturar o sinal da operadora direto no streaming ou através da saída HDMI. É uma suposição, e se foi essa mesmo a tentativa da operadora, bem, se ela não voltar atrás poderá ver uma onda de cancelamento bastante impactante no seu segundo mês de atividade aqui no Brasil.

Como eu disse, fóruns online estão discutindo o problema e usuários do Directv Go atingidos pelo bug estão se ajudando mutuamente a fim de que todos consiguam remediar o problema mesmo sem a ajuda da Directv no caso. Pelo menos até o momento em questou escrevendo esta matéria não tive informação de que a operadora de manifestou sobre o assunto.

Outra boa fonte de informações sobre como desligar o modo de depuração USB em seu aparelho é pesquisando o assunto no Youtube, lembrando a vocês que o procedimento para desligar o modo de depuração USB é diferente do procedimento para ativa-lo. Este orocedimento pode variar em alguns aparelhos.

No mais é aguardar a Directv soltar uma nova atualização consertando o bug ou desistindo, nesse instante, da tal trava que buga as TV Box comuns.