Telefônica multada em 152 milhões de Euros

557

Avalie este artigo [starrater tpl=10]
A Comissão Europeia confirmou a multa exemplar imposta a Telefônica no valor de 152 milhões de euros em um processo que vem se desenrolando na justiça desde julho de 2007.

A empresa foi acusada, desde 2007, de abuso de poder econômico por dominar o mercado de telecomunicações da Espanha e manter o mercado de ADSL no país com preços 20% acima do resto do continente europeu.

Em outubro de 2007 o governo espanhol entrou com recurso contra esta multa por entender que a sanção à Telefonica gerava uma insegurança jurídica e afetava o interesse público e o desenvolvimento do setor de telecomunicações na Espanha.

Naquele mesmo ano uma multa similar foi aplicada à France Telecom, que pagou 45 milhões de euros.

A Telefônica também entrou com recurso contra a multa que foi originalmente imposta em 151 milhões de euros, e a Comissão de Mercado das Telecomunicações, um órgão da União Europeia, vinha analisando este recurso desde 2011.

Após todos estes anos de análise, saiu agora a decisão contra a Telefônica no valor de 151,8 milhões de euros, alegando que entre 2001 e 2006 a operadora cobrou preços excessivos de suas concorrentes para que estas pudessem usar a sua rede de telecomunicações, o que as deixava sem margem para competir em igualdade de condições com a Telefônica.

Desta maneiras algumas rivais não puderam expandir seu mercado e por serem obrigadas a praticar os mesmo preços que a Telefônica.

telefonica espanha multada