Sky anuncia que não vai mais usar criptografia Nagra 3… Hã???

1388

A operadora de tv por assinatura Sky Deutschland, da Alemanha, anunciou que em 2015 não irá mais utilizar o sistema de encriptação da suiça Nagra Kudelski, o sistema Nagra 3.

A Sky Alemanha não deu maiores explicações para a decisão, mas atualmente a operadora tambÉm usa um sistema de criptografia de canais mais seguro, o NDS Videoguard, na qual a Sky Alemanha confia mais.

Segundo a Kudelski, ela foi pega de surpresa e esta notÁ­cia abalou bastante a empresa que desenvolve sistemas de criptografia pois perde um dos seus clientes mais importantes no momemto.

A Europa tambÉm tem sofrido com a pirataria da tv por assinatura, que assim como ocorre na AmÉrica Latina, já chegou a nÁ­veis alarmantes, sendo que o sistema de criptografia Nagra 3 É um dos mais afetados pela pirataria da tv paga.

A mudança de um sistema de criptografia para outro sistema custa caro para as operadoras de tv por assinatura, motivo pelo qual elas não tem considerado ainda esta solução para resolver o problema da pirataria.

No caso da Sky Alemanha ela já trabalha com duas criptografias, tanto Nagra 3 quando NDS Videoguard, que É a mesma criptografia utilizada pela Sky Brasil. Na Alemanha a opção foi encriptar tudo com Videoguard em uma versão mais segura do sistema, provavelmente a mesma que a Sky ysa aqui no Brasil em seus canais HD e que por enquanto permanece segura.


sky-nagra-3

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here