Recebi um e-mail com o seguinte questionamento do nosso leitor Guilherme:
Prezado Richard,
Primeiramente, quero parabeniza-lo pelo excelente Site , e agradecer a maravilhosa ajuda que você concede a todos os seus seguidores, em diversos assuntos desse fascinante
mundo da eletrônica , informatica,etc.etc..
Gostaria de fazer uma pergunta, a qual acredito ser de interesse de muito dos seus assinantes.
Seguinte:
Tenho 2 pontos de uma assinatura de tv paga Sky, um ponto eu conservo em minha residência na cidade do RJ. O outro ponto, eu deixo num sÁtio , situado em MG, bem próximo do RJ.
Tenho a consciência tranquila pois sou o Áºnico usuário, e não concedo ou repasso o sinal para vizinhos, amigos, parentes, e para quem quer que seja.
A questão É a seguinte: Fico, muitas vezes, algumas semanas ,ou ate mesmo mês, sem ir ao SÁtio e quando chego lá, fico sem sinal, pois sou obrigado a retirar o decoder
da tomada em função da região ser muito castigada por raios.
Então, trago o decoder para o RJ, ligo para a operadora, e , imediatamente, me É restabelecido o sinal, ATRAVÉS DE COMANDO ELETRÁ”NICO.
A Operadora identifica o numero do meu telefone cadastrado, e rapidamente É resolvida a questão. Em seguida levo de volta ao Sitio.
A PERGUNTA:
Se eu pedir para meu filho, que está em casa no RJ, ligar para a Operadora, pelo telefone cadastrado, MAS SE O DECODER ESTIVER NO SÁTIO, o referido decoder irá receber os comandos eletrônicos, sem eu precisar ter que trazê-lo para o RJ?
Ou seja: Eu pego meu celular, estando no SÁtio, ligo para o meu filho no RJ, e ele realiza o contato pelo telefone cadastrado com a Operadora e solicita o restabelecimento do sinal. Vai funcionar essa estratÉgia sem ter que ficar levando e trazendo o decoder toda vez que ficar sem o sinal?
Agradeço mais essa ajuda,
Guilherme
Primeiramente muito obrigado Guilherme pelo seu questionamento.
A medida que você está querendo tomar para restabelecer a programação em seu receptor da Sky que se encontra no sÁtio, ou seja, deixar o decoder no sÁtio e pedir por celular para que seu filho ligue na Sky pedindo o restabelecimento do sinal no decodificador da Sky que está no sÁtio, vai dar certo sim.
O motivo É que para restabelecer o sinal em qualquer receptor original da operadora, a Sky envia um comando atravÉs de seu sinal de satÉlite e este comando É recebido pelo receptor que necessita ser reprogramado esteja ele onde estiver, desde que ele esteja conectado a uma antena parabólica que está recebendo o sinal da Sky.
Na realidade todos os receptores da Sky vão receber o comando que É destinado a apenas o seu receptor, mas os receptores que não são o seu receptor que precisa ser reprogramado vão simplesmente ignorar este comando. Isto ocorre por que a Sky não tem como fazer uma comunicação com apenas o seu receptor, ou seja, o comando que É enviado via sinal de satÉlite da operadora tem que obrigatoriamente ser recebido por todos os receptores da Sky.
Outro fato importante É que a Sky não tem como saber se o receptor está no seu endereço no Rio de Janeiro ou no seu sÁtio em Minas Gerais.
Mais uma coisa É que você não precisa ficar com a consciência pesada por estar levando este receptor para o seu sÁtio em Minas Gerais já que a própria Sky sempre incentivou que os seus clientes que tenham mais de um endereço residencial, como por exemplo, ter chácara, sÁtio, casa de praia… Que levem consigo o receptor da Sky para continuar assistindo Á programação da operadora quando estiverem nestes endereços.
Você É o assinante e por isto tem direito de usar os receptores da Sky em qualquer de suas residências em seus perÁodos de descanso ou fÉrias.
Aproveite a vida, aproveite bastante seu sÁtio em Minas Gerais e continue conosco.