AT&T pensando em vender a Sky para a Telefônica? Me engana que eu gosto

1145

Esta semana eu publiquei aqui no GPS.Pezquiza.com a matÉria Em breve Sky e Oi TV poderão ser uma operadora só, falando sobre a chegada da AT&T ao Brasil e a possÁ­vel compra da Oi pela operadora que comprou a dona da Sky Brasil.

Sim, esta É a negociação mais lógica para a chegada da AT&T ao Brasil.

No entanto, fomos surpreendidos por uma do site Telesintese publicando ontem, 8 de junho, falando sobre um encontro de executivos brasileiros do mercado de operadoras de telecomunicações que ocorreu em Londres.

Entre os temas discutidos neste encontra falou-se sobre a chegada da AT&T ao Brasil, pois a operadora americana tem muito mais dinheiro em caixa que a Dish, que tentou e não conseguiu chegar ao mercado brasileiro.

Os executivos das demais operadoras brasileiras, apesar de tambÉm admitirem que o mais lógico É que a AT&T chegue ao mercado brasileiro atravÉs da compra da operadora Oi com toda a sua operação, tem a utopia de que o que na realidade irá acontecer será a venda da Sky Brasil que poderia não interessar mais a AT&T.

Para justificar esta possÁ­vel venda eles citam que a Sky Brasil tem dÁ­vida de 2,3 vezes o Ebitda, que são os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

O grande problema desta possibilidade É que a Áºnica operadora que poderia ofertar ela Sky Brasil É a Telefônica/Vivo, que recentemente comprou a GVT e não tem disponibilidade financeira para uma operação tal grande como a compra da Sky Brasil.

E não É só este o ponto contrário Á  venda da Sky Brasil pela AT&T, não há lógica nenhuma de que os executivos da AT&T venham ao Brasil conversar com representantes do governo federal e possivelmente com a presidente Dilma Roussef para informar que irão vender a maior operadora de tv via satÉlite do paÁ­s.

Mais contraditório a isto É saber que o mercado já está dando como certo a AT&T agradar o governo brasileiro comprando faixas de frequência para internet 4G naquelas regiões onde as outras operadoras não querem atuar e onde possivelmente haverá um prejuÁ­zo nesta operação.

É confiar demais que os americanos da AT&T já amam o Brasil não É mesmo?

Telefônica comprando a Sky Brasil por que AT&T não quer mais a operadora de tv por assinatura? Me engana que eu gosto.