RECEPTORES DE TV PAGA RECEBERÁƒO ALERTAS DE TELA IMPOSSÁVEIS DE SEREM BLOQUEADOS

742

Os assinantes da tv paga receberão um presente não solicitado, a partir do próximo dia 18, do quel eles não poderão dispensar, ou seja, serão obrigados a conviver com ele, mesmo que não o queiram.

Trata-se de alertas de tela, pop-ups, com mensagens alertando sobre possÁ­veis desastres naturais, que sejam ocorrências classificadas pelos órgãos responsíeis como “mais graves”.

As mensagens estão relacionadas a alagramentos, enxurradas, deslizamento de terra, vendavais, chuva de granizo, entre outras. Elas serão ofertas gentilmente atravÉs de uma parceria entre a Anatel e os órgãos da Defesa Civil, atravÉs do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que se responsabilizará pela elaboração do alerta enquanto as operadoras de tv deverão disponibilizar os meios e ferramentas para que seja feito o envio dos alertas para os receptores de tv na casa dos seus assinantes.

No próximo dia 18, assinantes de tv paga de 11 estados das regiões Norte e Centro Oeste passarão a receber os alertas da Defesa Civil em popups que durarão 10 segundos na tela, o usuário da tv por assinatura não terá a opção de recusar o recebimento do alerta, mas poderá fecha-lo assim que o ver aparecer na tela.

Os estados das Alagoas, EspÁ­rito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo já são contemplados com esta modalidade de alertas da Defesa Civil, desta forma, só faltará contemplar os demais estados do Nordeste para que todo o paÁ­s passe a contar com essa funcionalidade presenteada pela parceria firmada atravÉs da Anatel.

As operadoras de tv paga que já disponibilizam os alertas são Claro (Net), Nossa TV, Oi, Sky e Vivo.

Vale salientar que os mesmos alertas são enviados por SMS caso o assinante de telefonia móvel tenha se cadastrado para recebe-los. Este tipo de envio É feito desde fevereiro de 2017 sendo que atÉ agosto de 2019, via SMS, já foram enviados, no total, 700 milhões de mensagens de alertas para um pÁºblico cadastrado de 6,7 milhões de pessoas.

Fazendo uma conta de bobo já foram enviados mais de 100 alertas para cada usuário, ou seja, como a parceria Anatel/Defesa Civil diz que só envia alertas em casos graves, pelo menos uma vez por semana os usuários que recebem os alertas via SMS ficam em estado de alerta esperando a ocorrência de uma tragÉdia natual de grandes consequências.

Imagina a criançada assistindo a programação infantil e surge aquele alerta falando sobre um possÁ­vel alagamento que vai ocorrer na sua região (sim, os alertas são geolocalizados).

Quem tem filho pequeno que tem medo atÉ de chuvisco entende o que estou exemplificando.
Obrigado Anatel por mais essa feliz ideia.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.