Operadoras de tv por assinatura acusadas de sonegar impostos, mas…

1158

Mas por incrÁ­vel que pareça a acusação não É no Brasil, e na nossa vizinha Colômbia.

A Controladoria Geral da RepÁºblica da Colômbia anunciou que descobriu uma sonegação fiscal por parte das operadoras de tv por assinatura no paÁ­s que já somam um total de 50 milhões de dólares.

A entidade acusa as operadoras de tv por assinatura de declarar uma quantidade de assinantes de seus serviços que É 3,2 milhões de assinaturas menor do que o total de contratos firmados pelas operadoras com os consumidores de seus serviços.

A descoberta foi possÁ­vel por que a Controladoria cruzou os dados registrados pelas operadoras junto Á  Autoridade Nacional de Televisão e eles não batem com os dados registrados pela Comissão de Regulação das Comunicações no paÁ­s.

Enquanto para a ANTV as operadoras declararam ter 8,1 milhões de pontos de assinatura instalados, para a Comissão de Regulação das Comunicações elas declararam ter apenas 4,9 milhões.

A Presidente da operadora Red Intercable, Lorena Angarita, declarou a um jornal da Colômbia que não É viíel para as operadoras no paÁ­s declararem toda a sua base de assinantes pois o que É o Estado cobra de impostos sobre a tv por assinatura no paÁ­s chega a ser entre 45% a 50% do que uma operadora de tv por assinatura arrecada.

Os valores arrecadados pela ANTV servem para financiar a tv pÁºblica da Colômbia, que produz conteÁºdos educativos e culturais.

Aqui no Brasil essa lebre já foi levantada uma vez, sendo que chegou a se dizer que as operadoras estariam declarando menos assinantes do que na realidade tinham, mas não ouvi dizer que a história foi pra frente.

Será que É prática comum para o pagamento de menos impostos?