90 canais HD na Oi TV?

617

Uma notícia controversa esta semana no mundo da TV por Assinatura causou um certo furor entre os amantes, seguidores e entendidos da tv por assinatura.

A notícia de que a Oi TV terá disponibilidade de transponders para transmitir 90 canais HD a partir de janeiro de 2014 e que está trabalhando para colocar todos estes canais em seus pacotes já no início do próximo ano.

A notícia é estranha e atribuem por aí a autoria dela ao site Exorbeo, que é especializado em operadoras de tv por assinatura e que tem também um fórum bem participativo sobre o assunto.

Segundo a notícia a Oi TV terá 26 TPs para canais SD e 10 TPs para canais HD, no entanto, como todos sabem, a Oi TV está deixando aos poucos o satélite Amazonas e vai passar todas as suas operações para o satélite SES6 e terá neste satélite 28 transponders em Banda KU, então a conta não fecha a não ser que a Oi TV tenha desistido de sair do satélite Amazonas e vá trabalhar com um esquema de duplo apontamento que existe em alguns países, ou seja, dois satélites em posições orbitais trabalhando em conjunto para aumentar a capacidade de incluir canais para uma operadora de tv por assinatura.

Este não parece ser o caso da Oi TV, que deve realmente ficar só com o satélite SES6, desta maneira, onde estariam os 10 transponders para canais HD?

Pode ser que a Oi TV esteja mesmo pensando em enviar mais um satélite para a posição orbital do SES6, a 40,5°W, num esquema parecido com o que acontece na posição orbital 61°W, dos satélites Amazonas.

Os canais HD disponíveis para as operadoras de tv por assinatura no Brasil já são mais de meia centena de canais, então até que esta história de 90 canais não é assim tão fantasiosa.

Mas a disponibilidade de transponders da Oi TV ainda não é real, infelizmente, pois queremos ver centenas de canais HD não só na Oi TV, mas em todos as operadoras para que a concorrência baixe os preços dos pacotes HD no mercado.

oi tv hd