NETFLIX SE “AUTODENUNCIOU A SI MESMO” POR PIRATARIA (SUPOSTAMENTE)

536

Veja só essa que aconteceu com a Netflix.

O DMCA é um sistema que permite denunciar ao Google que no resultado das pesquisas na plataforma estão aparecendo links que levam até conteúdos compartilhados de forma ilegal. De conhecimento destas denúncias feitas pelo DMCA, o Google avalia os links denunciados e os bloqueia na pesquisa, se a denúncia for procedente.

Como todos sabem, a Netflix é uma das produtoras de conteúdo que tem suas produções pirateadas e distribuídas pela internet nas mais variadas formas de pirataria digital.

A plataforma, como não poderia deixar de ser, tem um setor especialmente para procurar pela internet onde estão hospedados ilegalmente os conteúdos que lhe pertencem e então denunciar estes links à DMCA para que os mesmos sejam indisponibilizados. Agora imagine o que aconteceria se a Netflix delegasse o trabalho de cadastrar as reivindicações de conteúdo ao DMCA para que um estagiário displicente o fizesse?

Pois é supostamente isto o que a Netflix está fazendo, delegando o cadastramento de denúncias ao DMCA a uma pessoa que não sabe muito bem como se faz isso.

A Netflix denunciou ao DMCA a página de seu próprio filme, Triple Frontier, e até mesmo a guia deste filme no IMDb. Na prática foi um pingo de água de erro numa piscina de reivindicações que a empresa fez nos últimos tempos, a Netflix enviou 5 milhões de reivindicações ao DMCA nos últimos dois anos. Recentemente, a Netflix resolveu encarar com mais seriedade o combate à pirataria de seus conteúdos originais e, para isso, contrata os serviços de grupos antipirataria que estão encarregados de denunciar os links que remetem a conteúdos da Netflix.

No caso em questão, o contratado foi a Marketly, que, em nome da Netflix, identificou 250 URLs que supostamente ofereciam uma cópia pirata do filme Triplo Frontera, um dos títulos originais que a Netflix lançou nos últimos meses. No entanto, muitos dos links incluídos na reivindicação não estão infringindo nada, incluindo o próprio guia do filme no site da Netflix.

Entre os links denunciados pela Marketly em nome da Netflix, está o link https://www.netflix.com/title/80192187, a URL que, se compartilhada, leva o assinante a assistir ao filme na Netflix, ou mostra ao não assinante/não logado na plataforma a guia de informações sobre o Triple Frontera.

Por incrível que pareça, com a denúncia do link acima, a Netflix, através da sua representante Marketly, está dizendo ao Google que o seu próprio link está violando seus direitos autorais e, portanto, ele deve ser removido do mecanismo de pesquisa do Google.

Por sorte, ou mais precisamente por inteligência artificial, o Google identificou que havia um erro na solicitação e não a cumpriu. assim como não removeu o restante dos links que não estavam relacionados à pirataria, apenas apontavam de volta para o próprio site da Netflix. Entre os links denunciados estavam os publicados em sites renomados e especializados em entretenimento digital, como o The Wrap, o NDTV Gadgets 360, o Hollywood Reporter, o CNET, o Business Insider, e até mesmo o guia da IMDb do filme em si.

Esse caso em especial levou os contratantes da Marketly a entender que a empresa está utilizando uma forma automatizada (inteligência artifical) para cadastrar reivindicações DMCA e que essa automatização não é tão inteligente assim. Não fosse o sistema do Google, neste caso em especial, muitos resultados válidos que beneficiam a audiência do filme Triple Frontera teriam desaparecido dos resultados de pesquisa do Google.

Há também uma remota possibilidade de qual alguém tenha conseguido se passar pela Marketly e feito as reivindicações ao DMCA de forma fraudulenta. Esses fraudadores podem ser donos de páginas com links torrentes que tentam prejudicar a visualização do conteúdo na página da própria Netflix para alavancar a visualização do filme através dos links torrent.

De qualquer maneira é um problema, principalmente quando ocorrem casos em que as denúncias inválidas são aceitas.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial