Aqui estamos novamente com mais uma pesquisa sobre o nÁºmero de receptores de tv pirata no Brasil, pesquisa esta financiada pela ABTA que a cada vez que tenta determinar a quantidade de receptores de tv pirata no paÁs nos surpreende com nÁºmeros cada vez mais fantásticos.
Segundo a ABTA para determinar estes nÁºmeros foi realizado um estudo de campo e via telefone, estudo este financiado pela Turner, Fox e Chello Media.
Na conta da ABTA estão tambÉm os pontos extras divididos por assinantes legais que pediram vários pontos extras e entregaram estes pontos a amigos e vizinhos, estas conexões tambÉm estão sendo tratadas como conexões piratas pela ABTA.
AlÉm disto há conexões ilegais de tv a cabo tambÉm de cabos divididos com vizinhos.
Mas É claro que o estudo tambÉm bateu forte nos receptores Azbox e similares, sem citar no entanto qual seria a proporção destes receptores em relação ao total de receptores piratas.
O estudo chama atenção para as conexões internacionais do mercado de receptores piratas Azbox e similares e mostra o quanto este mercado É preocupante para as operadoras de tv por assinatura e todos os outros players envolvidos com a tv paga.
Os fabricantes de receptores de tv piratas são tão sofisticados que tem grande capacidade logÁstica, de produção e organização e seus receptores se parecem a cada dia mais com os receptores originais das operadoras de tv por assinatura.
O estudo tambÉm descobriu o ponto principal pelo qual os usuários de receptores piratas justificam o uso destes equipamentos para assistirem Á tv paga sem pagar por ela: todos consideram a tv por assinatura demasiadamente cara.
As empresas de tv paga no entanto se defendem questionando: “”Mas o que É caro? O valor do serviço É sobre a remuneração dos produtores, os atores, os operadores e os impostos que pagam. Isso significa grandes investimentos em equipamentos de produção, construção de redes transmissão interna de sinais, entre outros “.
E você, acha que sete milhões de conexões piratas no Brasil É o nÁºmero real ou É exagerado?