Estes são os direitos dos consumidores de tv por assinatura, telefone e internet que valem a partir deste dia 10

847

Finalmente começaram a valer novas regras que garantem mais direitos aos consumidores de telecomunicações a partir deste dia 10 de março.

Entre todo o rol de direitos que passaram a valer a partir desta terça-feira, as mais importantes para os clientes de tv por assinatura, internet e telefonia são:

– O consumidor passa a ter direito ao acesso via site da operadora de cópia do seu contrato firmado junto Á  operadora para que possa, a seu interesse, baixar e imprimir este contrato.

– A operadora tambÉm deve disponibilizar via internet as contas de pelo menos os Áºltimos seis meses.

– A operadora tambÉm deve disponibilizar ao consumidor o seu perfil de demanda, ou seja, o consumidor deve ser informado de quanto está usando realmente do seu plano contratado via operadora, ou seja, quantos minutos de ligação em relação ao plano de minutos contratados e quanto da sua franquia de internet ele consumiu.

– O consumidor tambÉm tem direito de ter todo o histórico de reclamações junto Á  operadora inclusive com as gravações das conversas que teve com o SAC da operadora em no máximo 10 dias após o contato com a operadora.

– As operadoras tambÉm devem disponibilizar de forma clara ao consumidor quais são as promoções em vigência na operadora para que o consumidor possa optar por aderir a uma destas promoções se lhe for mais interessante de acordo com o seu perfil de consumo.

– As contas dos serviços de telecomunicações devem ser emitidas de uma maneira que o consumidor consiga entender o que realmente está pagando por cada serviço, seja ele uma ligação telefônica, um envio de SMS ou uma conexão de internet. A conta deve trazer todas as informações necessárias para que o consumidor identifique quando houve o consumo e o quanto pagou por ele.

As operadoras tomaram conhecimento destas regras no inÁ­cio do ano passado e tambÉm naquela data foram informadas do prazo que venceu hoje para começarem a cumprir estas regras.

Será que alguma coisa vai mesmo mudar na relação entre cliente e operadora a partir de hoje com a validade destes direitos do consumidor de telecomunicações no Brasil?


direitos-consumidores-telecomunicacoes-