CLARO TV NÁƒO OPERARÁ MAIS VIA SATÉLITE? VEJA OPINIÁƒO DE UM PRESTADOR DE SERVIÁ‡O PARA A OPERADORA

3622

Recebi um interessante relato de um colega que trabalha como prestador de serviço para a empresa Claro TV, ele nos escreveu falando sobre o que está ocorrendo nos Áºltimos dias na Claro TV via satÉlite e a opinião dele sobre os rumos que a operadora de tv por assinatura poderá tomar daqui pra frente. Após o relato do colega escrevo mais algumas considerações sobre o assunto. O colega pediu para não ser identificado e respeitamos o seu pedido.

Leia tambÉm: CLARO TV DESISTIU DOS SATÉLITES STARONE C2/C4 E SEU SUBSTITUTO D2?

Trabalho em uma empresa que É responsíel por recolher os aparelhos cancelados da Claro TV, e desde ontem (17/01) não estamos mais recolhendo os aparelhos antigos da operadora que não possuam qualidade em HD e saÁ­da HDMI.

No site tambÉm não aparece mais o pacote compatÁ­vel com estes aparelhos (era o mais básico).

Agora foi lançado o prÉ pago hd, minha aposta É que a operadora vai trocar os aparelhos antigos pelos novos, aos atuais clientes e depois desligar os canais sd que estão “repetidos” tambÉm chamados de “espelho”, algo parecido com o que a Oi fez no passado ao trocar de satÉlite.

Sobre desistir da transmissão por satÉlite, acho muito improvíel, já que a mesma É lÁ­der no setor (considerando tambÉm os clientes atendidos via cabo).

Obs.: sou cliente da Oi TV, pacote TOTAL DVR que foi oferecido ao pedir o cancelamento do serviço. Pagamos 79,90 por mês e É separado do fixo e velox. Nunca tivemos problemas com a Oi, estamos muito satisfeitos com o serviço. E olha que a mesma está em processo de recuperação judicial. O que quero dizer com isso É que a Claro tem potencial para superar a Oi(não em nÁºmero de clientes, mas na qualidade do serviço e do sinal), e porque não conseguiu ainda eu não sei.

Outra curiosidade sobre a Claro, É que a maioria dos clientes que retiro os aparelhos reclamam da qualidade do sinal (só do cÉu ficar nublado deixa de funcionar (!)), de não cumprirem com a oferta inicial (um dos clientes me relatou que ofereceram a ele um plano de 49,90 e a fatura veio +200 reais), não oferecem assistência tÉcnica de qualidade, chegando ao ponto do cliente esperar por mais de uma semana por uma visita tÉcnica. AlÉm disso, a operadora faz diversos reajustes, inclui canais sem o cliente solicitar, com isso a cada fatura É uma surpresa diferente.

Ouvi um relato de um ex cliente que os tÉcnicos são autônomos, por isso fazem o apontamento da antena de qualquer jeito, para assim ganharem mais com visitas. O mesmo relatou ainda que só conseguiu solucionar o problema com apontamento ao pagar um tÉcnico (que não era da operadora) por fora.

Para finalizar, eu prefiro acreditar que estão vindo mudanças positivas na Claro a partir deste ano. Devem entrar mais afiliadas da Globo (tem gente que cancela por não pegar), sair os canais espelho como citei anteriormente (quem tem o prÉ pago sd vai ter que trocar) e TALVEZ preços mais competitivos. Sobre a assistência tÉcnica e cumprimento das ofertas, não acho que deva mudar muita coisa, já que como diz o ditado, “pau que nasce torto, nunca se endireita”.

Boa sorte aos assinantes. E se cancelar, muito províel que eu vá buscar os aparelhos rsrs não precisa me contar como foi seu contrato, já sei de tudo o que ocorre kkkkkkkkk

Um abraço Richard, parabÉns pelas matÉrias!

Veja algumas considerações a mais que enviei como resposta ao nosso colega:

Quero só complementar com uma informação que acredito que você não tem.

Essa onda de migração das operadoras para a ip (internet ou rede própria) tem como um dos seus pontos principais o combate Á  pirataria da tv.

Diferente do conceito popular, ao tirar o sinal do satÉlite (principalmente para aquelas operadoras que tem criptografia frágil e servem involuntariamente de fornecedora de conteÁºdo para a tv pirata) e migrarem para as soluções IP, as operadoras terão Á  mão a possibilidade de implementação de soluções digitais que as permitirão rapidamente identificar de qual assinante está vindo o conteÁºdo que está sendo pirateado e então cortar a conexão de tv para este assinante.

Esse tipo de solução está sendo ofertada por diversas empresas de proteção de conteÁºdo digital em todo o mundo, inclusive pela Nagra, parceira da Claro Tv, no entanto É necessário um ambiente de tráfego de dados de alta velocidade e duplex (envia e recebe dados), para que a solução de segurança do conteÁºdo digital funcione.

Pela lógica a Claro TV É a operadora que tem a maior facilidade de migração de assinantes da tv via satÉlite para o cabo, É muito províel que há uma grande quantidade de assinantes de tv via satÉlite da Claro que residem em locais onde há cabeamento da operadora (NET). A migração desses assinantes para o cabo seria um ganho enorme para a operadora. Quantos são esses assinantes? É uma resposta difÁ­cil de cravar, mas podemos dizer que estão sim na cada do milhão.

Mas como bem você disse, há tambÉm alguns milhões que só tem a possibilidade de captar via satÉlite e nesse caso, mais uma vez, só a operadora para dizer se eles dão ou não lucro.

Por enquanto É esperar, mas pode anotar aÁ­ na sua agenda, essa questão de por fim Á  pirataria É prioridade nesta dÉcada para os produtores de conteÁºdo que estão pressionando as operadoras para darem um jeito no problema senão as plataformas online próprias podem ser a solução que estes produtores de conteÁºdo usarão para diminuir o prejuÁ­zo causado por este mal.

Bem, vou estourar a pipoca aqui e esperar pelas próximas cenas desta novela,

Um abraço, feliz 2020 para você e a famÁ­lia, que Deus os abençoe.

AtÉ mais

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aÁ­ vai!

.