Atenção, valores de prejuÁ­zos causados pela pirataria são falsos

817

O Governo dos Estados Unidos, atravÉs da Secretaria de Contabilidade , admitiram que É impossÁ­vel quantificar em valores o real prejuÁ­zo causado pela pirataria em todo o mundo.

E foram mais longe, admitiram que os constantes informes e estatÁ­sticas publicados de tempos em tempos pelo mercado afetado pela pirataria digital são falsos, pois se baseiam em um mÉtodo que não serve para revelar qual É a verdadeira fatia econômica de mercado perdida para a pirataria.

Este mÉtodo É, por exmeplo, no casa da descarga de filmes e mÁºsicas pela internet, contar cada descarga de mÁºsica ou de filme como uma mÁºsica que deixou de ser vendida ou um ingresso de cinema que deixou de ser vendido.

Em grande parte destas estatÁ­sticas os valores financeiros são superfaturados pois as empresas que realizam os estudos tambÉm costumam avaliar as perdas a partir dos maiores valores praticados pelo mercado, como por exemplo, colocar o preço de uma mÁºsica a 3 dólares enquanto todos sabem que são poucas as mÁºsicas vendidas por um valor tão alto.

A informação mais importante para a Secretária de Contabilidade norte americana É que, nem todos comprariam o conteÁºdo baixado ilegalmente se a opção de compra fosse a Áºnica opção que a pessoa tivesse.

Mas será que o governo americana divulgou estas informações sobre a pirataria simplesmente por divulgar?

Não, claro que não, o motivo foi dar uma puxada de orelha em toda a indÁºstria afetada pela pirataria digital, pois elas costumam divulgar a vontade estes dados superfaturados como forma de pressionar os governos de diversos paÁ­ses e justificar supostos prejuÁ­zos financeiros.

A governo americano admite que há um grande prejuÁ­zo causado pela pirataria em todo o mundo, no entanto este prejuÁ­zo É muito menor do que aquele que a indÁºstria do entretenimento divulga por aÁ­ e que, se há baixa de arrecadação no mercado do entretenimento digital, há tambÉm outros fatores alÉm da pirataria os quais as empresas não tem agido corretamente para corrigir.

Se pensarmos que no caso da pirataria da tv por assinatura a mesma lógica do superfaturamento e da paridade de um receptor pirata para uma assinatura de tv paga perdida, logo entendemos que o prejuÁ­zo divulgado pelas operadoras de tv por assinatura tambÉm está muito superfaturado.


prejuizos-causados-pela-pirataria-sao-falsos