Assinar IPTV Directv Go para rodar em TV Box comum funciona bem, sim!

0
2222

Numa matéria publicada anteriormente em que falei para os leitores do GPS.Pezquiza.com que eu assinei o serviço de IPTV legal Directv Go, também opinei que achava que o aplicativo da plataforma deles seria uma porcaria rodando em uma TV Box comum.

Pois é, quebrei a cara, hoje eu consegui instalar o app Directv Go em uma TV Box TX9 e pude verificar que ele passa a ter uma interface interativamente diferente da interface do Directv Go para smartphones Android. É parecida mas não é igual, e no caso da TV Box, privilegia o uso do controle remoto.

Até então, após assinar o IPTV Directv Go, eu só havia testado o aplicativo para smartphones.

O que posso dizer dos apps Directv Go tanto para smartphone quanto para TV Box… são OK mas de zero a dez eu daria nota cinco.

Para o meu gosto o grande problema da plataforma esta em não privilegiar tanto quanto deveria a usabilidade dos canais. Tanto na plataforma para smartphone quanto na plataforma para TV Box você tem a sensação de que a coisa ainda não evoluiu para o nível profissional, é como se fosse ainda uma versão de teste para ver se consegue lançar uma interface realmente boa para o futuro.

Que me desculpem os desenvolvedores do app do Directv Go, mas o EPG (Guia de Programação), que é por onde você acessa os canais ao vivo e que abre com todos os 95 canais da programação do Directv Go em ordem alfabética; é de chorar. Até você descobrir que é possível aplicar um filtro de categoria nos canais para facilitar a procura daquele que você quer assistir, vai tempo e você já rodou muito o EPG de cima abaixo procurando o seu canal favorito. Mesmo o tal filtro é uma solução meia boca já que você parece estar faltando mais categorias nesse filtro.

É possível ver o EPG para datas passadas e datas futuras (igualmente uma interface ruim para interagir com datas no EPG do Directv Go), mas confesso que também aí eu tive uma decepção pois eu até me iludi que olhando o EPG em datas passadas seria possível também assistir ao conteúdo, função que alguns serviços oficiais e não oficiais entregam aos seus assinantes. Mas não é possível.

A parte boa é que a entrega do serviço é boa, está dentro de bons padrões de qualidade de imagem, mas só pude fazer o teste em uma TV Full HD, foi aceitável mas em breve espero poder testar em uma TV 4K.

O ponto de atenção aqui, no entanto, continua a ser a troca de canais um tanto quanto lenta e com uma bolinha azul animada pulsando na tela, te fazendo não esquecer que a sua tv por assinatura é via internet mas que parece querer simular que é via internet discada. Demora a troca de canais, Vamos melhorar isso Directv.

Mas tem mais, o modo de escolher um outro canal para assistir enquanto você está assistindo um determinado canal, acionando o EPG, não é nada intuitivo e ainda por cima pausa a programação que você está assistindo para somente aí deixar você navegar no EPG que aparece no lado direito da tela e escolher um canal. Mais uma vez parece uma solução de um amadorismo primário e não coisa de uma das maiores operadoras de tv do mundo.

Espero que a Directv melhore a usabilidade para próximas versões do app.

Aí você com certeza gostaria de perguntar: mesmo com esses “problemas” vale a pena assinar o IPTV da Directv Go?

Na minha opinião, mesmo com os pontos a serem melhorados no app da Directv Go, vale a pena assinar o IPTV da operadora. Mas como eu tenho dito para vocês em publicações anteriores, inclusive no Youtube: eu praticamente não assisto TV e o uso fica a carga de outras pessoas da minha família.

Ainda estamos nos primeiros sete dias grátis da assinatura, que por sinal esses dias grátis vencem no dia 7 e aí eu passo a efetivamente pagar os R$ 59,90 pela assinatura do IPTV da operadora. Como o serviço ainda é muito novo, com certeza ainda falaremos muito sobre ele durante este ano.

Só para complementar, no geral o app do Directv Go funciona bem, sim, nas TV Box comuns, apesar daquele erro de depuração USB sobre o qual comentei ontem, mas que já está sendo superado em praticamente todos os modelos de TV Box vendidos no mercado brasileiro. Veja as matérias anteriores aqui no GPS.Pezquiza.com.