Acredite: este é o novo receptor de uma grande operadora que não quer mais usar satélites

758

Opa, opa, opa, tem cheiro bom de novidade no mercado de tv por assinatura, por enquanto na Europa, mas quem sabe um dia esta plataforma, que a operadora francesa Canal+ não está cansando de chamar de revolução e inovação, também chegue para nós aqui no Brasil.

Trata-se do receptor Cube S, da Canal +, que será o elo entre o sistema OTT denominado My Canal, que ela lançou há pouco tempo e que já alcançou mais de 1 milhão de downloads na App Store.

OTT é a sigla para Over the Top, que refere à entrega de áudio, vídeo e outros conteúdos digitais pela internet sem a necessidade de se usar múltiplos sistemas de controle e distribuição de conteúdo como ocorre com a transmissão via satélite, por exemplo.

A Canal+ desenvolveu o seu próprio sistema OTT My Canal e agora lança o Cube S que deve ser a cereja do bolo deste sistema.

Para uma experiência perfeita com o conteúdo da Canal+ através do Cube S é necessário uma conexão estável de 2 Mbps para conteúdo com qualidade de imagem SD e de 5 Mbps com conteúdo com qualidade de imagem HD.

Como a entrega diária de conteúdo pela internet, feita pela Canal + através do aplicativo My Canal, já alcançou mais de 1 milhão de conexões diárias mantendo alta qualidade da experiência de uso para os seus assinantes, a Canal+ diz que o seu sistema já está maduro o suficiente para que em breve ela deixe de transmitir seus pacotes de canais através do satélite e passe a oferecer o seu conteúdo apenas através do OTT pela internet.

A Canal+ já firmou acordo com as operadoras de internet para que esta mudança ocorra sem traumas para os assinantes e diz que o custo total da operação de tv por assinatura via internet ficará muitas vezes mais barato que a transmissão via satélite.

A transição já começa em 2016 e deverá trazer uma outra grande novidade para os assinantes da Canal+, a venda de pacotes de canais com qualidade Ultra HD, que inicialmente deverá estar focada em canais de esportes, principalmente o futebol.

Para isto ela deverá lançar um novo receptor, por enquanto denominado Cube G6, e a oferta de canais Ultra HD será feita para os clientes conectados por fibra ótica e satélite.

A operadora tem feitos testes ostensivos com a tecnologia Ultra HD e está confiante de que o caminho para a nova resolução é mesmo a internet.

Tanto que firmou uma parceria com a Samsung para disponibilizar através das Smart TVs Ultra HD da Samsung os conteúdos que produzir com qualidade Ultra HD para aqueles que não são assinantes da Canal +.

Os assinantes que quiserem ter um Cube S em casa, por enquanto, deverão deixar uma caução com a operadora no valor de 50 Euros e um segundo Cube S também poderá ser pedido mas neste caso terá que pagar 6 Euros mensais.

O Cube S já foi apelidado pelo mercado de Box MyCanal.

Ele mede 8,5 cm de cada lado, precisa ser conectado à internet via Wifi b/g ou n ou através de uma porta RJ45, usa uma fonte externa de 12V, além disto está equipado com uma porta USB capaz de reproduzir conteúdos de mídia digital e vídeo em formato Full HD, conta também com uma saída de vídeo analógica RCA.

Na parte da frente do aparelho há uma tela LCD para exibir o logo dos canais e outras informações dos programas que estão sendo assistidos.

O aparelho tem capacidade de decodificar conteúdo MPEG2, MPEG4 e HEVC, o que teoricamente lhe dá a capacidade de decodificar conteúdo em resolução 4K Ultra HD.

Ele tem também um decodificador de tv digital terrestre embutido pois é obrigatório para os decodificadores de tv por assinatura na França.

Os assinantes que aderirem ao Cube S, além do pacote de tv por assinatura também terão acesso ao Video on Demand CanalPlay, música on demand através do Deezer com consumo de conteúdo ilimitado, além de 35 mil estações de rádio online.

Uma informação interessante para nós brasileiros é que a internet móvel conectará grande parte dos assinantes da Canal+ ao sistema OTT MyCanal em breve.

E pode não parecer até quase o final da reprodução, mas o vídeo que colocamos abaixo é a propaganda que a Canal+ mandou produzir para o Cube S.


cube-s-canal+