A TV POR ASSINATURA CAI… DESPENCA

1239

A cerca de dois anos o mercado de tv por assinatura no Brasil estava super animado com a possibilidade de o número de assinantes ultrapassar a casa dos 20 milhões, o que se viu a partir dali no entanto , para as operadoras de tv por assinatura, foi o mesmo pesadelo que já estava acontecendo em outros grandes mercados, mais precisamente, nos Estados Unidos e na Europa. O decréscimo a cada dia mais acelerado do número de assinantes da tv paga convencional, assinantes estes que migraram para plataformas via internet (IPTV), tanto do mercado legal quanto para os chamados alternativos.

As operadoras de tv por assinatura aqui no Brasil até tentaram disfarçar um pouco a queda no ano de 2019, segurando o máximo possível as informações sobre a sua perda de assinantes, que já havia se demonstrado preocupante durante todo o ano, mas em dezembro a pancada veio poderosa. No consolidado ao final do ano 1,7 milhões de assinantes a menos na tv paga brasileira.

Esse número representa uma perda média de 142 mil assinantes a menos todo mês.

E não foi só a quantidade de assinantes que diminuiu expressivamente em 2019, para a tv paga. A audiência também caiu em 10%, segundo os números oficiais dos institutos de medição.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

E engana-se quem imagina que a coisa irá mudar de figura em 2020, o declínio tomou embalo e está ficando maior.

A Anatel divulgou os números da tv por assinatura para janeiro de 2020 com o número impressionante de 224 mil assinaturas a menos para as opeadoras de tv paga.

A quantidade de assinantes de tv no Brasil caiu para 15,5 milhões e pode perder essa casa dos 15 milhões ainda neste mês de março.

Em janeiro de 2020 a perda mais significativa ficou para a Claro TV, que é a maior operadora de tv paga em número de assinantes. Perdeu 50 mil assinantes na tv via cabo e 24 mil na tv via satélite e passou a contar com “apenas” 7,7 milhões de assinantes. É interessante notar que a base de assinantes da Claro TV está bastante concentrada no cabo, com 85% dos assinantes da operadora nesta tecnologia.

Já sua maior concorrente no quesito tv paga, a Sky, perdeu proporcionalmente mais que a Claro TV, em relação à sua base total de assinantes. Foram 54 mil cancelamentos, deixando a operadora com 4,63 milhões de assinantes.

Oi TV perdeu 14,5 mil assinantes, numero que também é bem expressivo dada a sua base de assinantes ser de 1,3 milhões.

Vivo TV também perdeu quantidade semelhantes à Oi, 14,5 mil assinantes, sendo que passou a contar 1,2 milhões de contratos para a tv paga.

E a maré de cancelamentos não perdoou nem mesmo as pequenas operadoras independentes que em conjunto perderam 70 mil assinaturas só no primeiro mês deste ano de 2020.

Não podemos deixar também de comentar sobre a perda significativa que está ocorrendo lá, nos Estados Unidos, o que fez a controlada da Sky Brasil, a AT&T, traçar uma nova estratégia e lançar um novo produto no mercado, a AT&T TV, totalmente via internet e que estará disponível para contratação em maio deste ano.

A TV paga nos Estados Unidos perdeu 4,9 milhões de assinaturas em 2019 e, pasmem, somente a Directv, que pertence à AT&T, portanto, é irmã mais velha da Sky, perdeu 3,2 milhões de assinaturas.

É ou não é desesperador para uma operadora de tv paga? Leve em consideração que a economia dos Estados Unidos não está sofrendo com o desemprego e a instabilidade que ainda persistem no Brasil.

As pessoas estão se desinteressando cada vez mais rápido pela televisão tradicional e aderindo fortemente ao conteúdo na internet. Para piorar, os americanos estão descobrindo, cada vez mais, as maravilhas de se usar a “tv alternativa” através de aparelhos populares por lá, como o Amazon Fire Stick.

Desta forma não será de se espantar se a AT&T trouxer uma estratégia similar à da AT&T TV para a Sky Brasil, antes que o movimento de cancelamento na sua operadora aqui no Brasil se acelere tão rapidamente quanto o que ocorreu com a Directv.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.