A revista Exame publicou hoje um estudo realizado pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore sobre como os brasileiros e cidadãos de outros 5 paÁses da AmÉrica Latina consomem vÁdeos digitais.
No Brasil, 2.083 pessoas responderam a um questionário online entre 02 e 10 de setembro deste ano.
O resultado só reforça o que viemos dizendo aqui no GPS.Pezquiza.com nos Áºltimos meses, a internet está matando a tv aberta no Brasil e ferindo de morte a tv paga.
Segundo os dados levantados pelo estudo, os brasileiros assistem em mÉdia, por semana, 13,6 horas assistindo a videos online contra 5,5 horas assistindo tv linear, seja ela tv aberta ou tv paga.
O placar É de aproximadamente 3 vezes mais videos online que tv linear.
Das 13,6 horas semanais assistindo Á videos online, 5,1 horas É de vÁdeos assistidos em smartphones.
Quando estão assistindo videos online no smartphone, os brasileiros optam mais por conteÁºdos gerados por outros usuários, caracterÁstica do Youtube. Quando assistem videos online em telas maiores, os brasileiros optam mais por filmes e sÉries, caracterÁstica da Netflix.
Quando a pergunta incluiu o tempo gasto incluindo diversas midias, como tv linear, videos online, rádio e impressos, os vÁdeos online continuaram a dominar, com 44% do tempo total gasto pelos usuários assistindo vÁdeos online.
Uma notÁcia interessante É que aumentou consideravelmente a quantidade de pessoas que estão pagando por serviços para assistir a videos online em plataformas como a Netflix.
35% dos usuários de vÁdeo online consomem vÁdeos quando estão fora de suas residências, inclusive nos deslocamentos de carros entre a sua casa e os locais para onde estão indo.
Isto explica a opção de diversas emissoras, abertas e fechadas, de lançar plataformas para vender o seu conteÁºdo por meio de assinatura, inclusive sem a necessidade de que o usuário da plataforma online ser assinante de uma operadora de tv paga.