Hoje durante as transmissões do jogo CriciÁºma e São Paulo, o narrador, ClÉber Machado, comentou que os jogadores do São Paulo estavam usando um rastreador GPS no calção do uniforme.
Eu ainda não tinha ouvido falar desta novidade e de começo achei que somente o time do São Paulo É quem tinha adotado esta tecnologia, no entanto, diversos times que disputam o Brasileirão 2014 estão fazendo o mesmo no uniforme dos seus jogadores.
Para quem tem um mente aqueles rastreadores de GPS imensos e que os aparelhos podem pesar e calçar desconforto nos jogadores de futebol, não É nada disso.
A tecnologia dos rastreadores GPS está bastante avançada e os aparelhos usados pelos jogadores de futebol durante os jogos são pequenos, leves, discretos e não oferecem nenhum risco aos jogadores, o aparelho tem cerca de 5 centÁmetros de comprimento e meio centÁmetro de espessura.
E para que se justifica o uso de um rastreador GPS em cada jogador em campo?
Muito simples, os aparelhos aliados a um bom software de análise de dados É um bom dedo duro para indicar como realmente cada jogador se movimentou em campo, quem correu mais, quem correu menos, a velocidade a cada momento da corrida, os espaços do campo ocupados por cada jogador e muito mais.
As informações são de grande valia para que treinadores e preparadores fÁsicos decidam quem joga e qual os jogadores que precisam de um trabalho fÁsico diferenciado.
Agora a Globo e os canais Premiere Futebol Clube tambÉm estão se aproveitando de alguns dados da tecnologia usada pelos grandes clubes de futebol para dar algumas informações a mais sobre os jogadores durante as transmissões dos jogos.
É interessante saber, por exemplo, que o goleiro do São Paulo, RogÉrio Ceni, se desloca em mÉdia 4,5 quilômetros durante uma partida do Brasileirão.
Abaixo colocamos a imagem do pequeno dispositivo GPS que É colocado num compartimento no calção dos jogadores.
É o esporte se aproveitando do melhor da tecnologia atual.
