Negociando Energia Solar para pagar menos pelo seu sistema

449

Tenho recebido algumas perguntas sobre como anda a negociação para a compra do sistema de energia solar On Grid que vou instalar aqui na minha casa.

Se você não sabe sobre o que estou falando, dá uma olhada na nossa seção sobre Energia Solar e principalmente na matéria abaixo:

Veja: Financie sua Energia Solar em até 72 vezes – Veja aqui em quanto fica

Apesar de eu estar com o contrato praticamente fechado para comprar o meu sistema com a mesma empresa na qual me baseei para escrever a matéria citada, por questões de melhorar a negociação com a empresa, eu cotei o sistema da maneira que eu queria com outros instaladores de energia solar. Vamos lá entender o passo a passo de como é uma negociação deste tipo:

Entrando em contato e o que as instaladoras de energia solar pedem para calcular o seu sistema

Essa é uma fase muito importante e você precisa realmente saber sobre o seu consumo de energia e sobre o que você pretende de um sistema da energia solar para a sua casa, isto para não ficar com o seu sistema de energia solar sobre-dimensionado, ou seja, produzindo com muito excedente em relação ao seu consumo, pois você pode não conseguir compensar os créditos de energia que você terá com a concessionária e estará jogando esse excedente fora.

Quando você entrar em contato com uma empresa para cotar o seu gerador de energia solar, ela lhe pedirá prioritariamente uma cópia da sua conta de energia. Isto para que ela possa ver qual é a média de seu consumo nos últimos 13 meses e então o que eles farão será dimensionar um sistema em cima daquela média e com um excedente de aproximadamente 20% além da sua média de consumo.

Qual o motivo de fazerem o cálculo com o excedente? Além da questão financeira, afinal, quem não quer vender mais não é mesmo?, há a questão de que eles já calculam que você poderá no futuro se sentir motivado a comprar mais aparelhos elétricos para acrescentar ao seu consumo, como um novo ar condicionado, um freezer e outros.

Faz até bastante sentido esse pensamento, mas o meu pensamento foi um pouco diferente do pensamento da empresa instaladora de energia solar e foi aí que para que a empresa entendesse realmente que eu não queria aquele padrão de negociação que eles “aconselham” o cliente a contratar, comecei a negociar com outras empresas e deixei claro para eles que estava fazendo isto e até já tinha conseguido um sistema configurado à minha maneira.

Como sei que você deve também estar em dúvida dos motivos que continuo a querer contratar com essa empresa específica, o motivo é justamente o profissionalismo técnico com o qual eles estão me tratando e a excelente reputação de mercado.

Como eu configurei o meu sistema de energia solar e como entendi a minha necessidade de geração

É muito interessante que você leia a seguinte matéria que escrevi sobre alguns pontos importantes do consumo de energia aqui na minha casa:

Leia: Ladrão de Energia Elétrica na minha casa

Quando você vai instalar um sistema de energia solar na sua residência você tem que levar em conta algumas “preocupações” e detalhes que passam despercebidos quando você simplesmente está conectado ao sistema da concessionária de energia elétrica.

O que acontece é que você tem questões como as variações de consumo de energia ao longo do dia, com horários específicos em que ligará mais equipamentos ao mesmo tempo e em que ligará equipamentos que “puxam” muita energia da rede da concessionária (são aqueles que deixa o seu padrão girando o disco feito louco). Estão aí justamente nesses picos de consumo de energia e nas diferenças de consumo em relação aos horários do dia que estão os maiores detalhes para quem vai usar energia solar.

São essas variações que tornam muito mais caro e complexo usar um sistema totalmente off grid, pois você precisa dimensionar o sistema para esses momentos específicos ou fazer seus equipamentos trabalharem no stress, o que, fatalmente irá diminuir consideravelmente a vida útil dos equipamentos, praticamente anulando a questão da economia ao se instalar um sistema de energia solar.

O que dizer de um chuveiro com pressurizador, como é o caso que precisamos usar aqui na minha casa, que pode chegar a puxar 7.500 Watts quando ligado? Só o preço de um inversor e baterias para suportar aquele momento de específico de um chuveiro como este eu considero um desperdício de dinheiro, na minha situação financeira. E o pico de energia do motor da geladeira, que também é um transtorno no off grid?

Mas de qualquer maneira usar o off grid também é uma segurança de que, se faltar energia na rede da concessionária, a energia elétrica na sua casa não irá faltar totalmente e você poderá continuar a usar alguns aparelhos que fazem a família reclamar de terem sido desligados. Para quem não sabe, na energia solar on grid, quando falta a energia elétrica vinda da concessionária, o seu sistema on grid também para pois há o risco de provocar um acidente se a concessionária estiver fazendo manutenção na rede à qual o seu sistema está conectado.

A forma mais equilibrada que encontrei, para mim, é a de mesclar o uso do on grid com o uso de um pequeno sistema off grid paralelo ao sistema on grid, com tomadas off grid para alguns poucos aparelhos que usam carga pequena de energia elétrica.

Dessa forma, o sistema que a empresa instaladora de energia solar estava insistindo que eu contratasse, gerando 600 KWh, eu fui readequando na negociação até chegar oa que realmente deve ser contratado, gerando 410 KWh mês, o que ainda é muito próximo (pouco abaixo), do meu real consumo de energia mensal.

Vale aqui destacar que eu tenho alguns problemas a resolver na minha rede que estão provocando fuga de energia, o que gerou o tal cálculo da instaladora de energia solar para 600 KWh mês.

Duas questões “invisíveis” e importantes ao negociar Energia Solar

Vamos então falar sobre mais duas questões importantes e que não são intuitivas quando você vai negociar a sua energia solar, e você tem que colocar na ponta do lápis pois elas geram um gasto extra que com certeza você não está calculando ao iniciar a sua busca pelo seu sistema gerador de energia:

1) Pode ser necessário uma adequação na rede de energia da sua casa para que ela seja aprovada pela inspeção da concessionária de energia que te atende (homologação) e para que a empresa instaladora possa fazer a instalação na sua residência. Este será o caso da minha casa, eu teria obrigatoriamente que mandar retirar a caixa do padrão e instalar uma caixa nova. A caixa do padrão que está instalada está bem enferrujada e esta situação não é aceita pela inspeção da concessionária. Mais um problema relativo a este padrão é que os fios vindos da rua e ligados ao medidor de energia estão derretendo, aí vou precisar que um eletricista com experiência avalie a situação pois também é necessário fazer a adequação.

Dentro da minha residência eu tenho um problema na instalação elétrica da minha cozinha. Não chega a ser um problema com a concessionária mas está provocando problemas bem chatos para o nosso uso nesse cômodo tão essencial para o dia a dia, também está ocasionando bastante perda de energia. Já estou vendo com o eletricista para consertar esta parte específica da instalação da casa.

Eu não tenho o próximo problema de adequação mas vou citar pois é muito importante e pode ser que você o tenha: o local onde serão instalados os painéis solares (placas solares, painéis fotovoltáicos) tem que suportar o peso extra que será acrescentado a ele quando da instalação dos painéis, que geralmente pesam de 20 Kg e 30 Kg cada. No meu caso deverá ser instalados 9 painéis, ou seja, peso extra entre 180 Kg e 270 Kg para a estrutura do telhado.

O inversor de energia solar (o aparelho que vai transformar a energia que virá das placas para voltagem correta e injetar essa energia na rede de eletrícidad da sua casa que está conectada à rede da concessionária) também deve ser instalado em um local baixo e de fácil acesso à inspeção da concessionária. Geralmente a empresa escolhe um ponto de instalação de fácil visualização para quem está chegando na sua casa, o que para mim é um problema, eu acho melhor que seja um local seguro e que possa ser trancado, para não facilitar a vida dos amigos do alheio.

Todos esses pontos acima são chamados de “obras civis” no contrato de instalação da energia solar e correm todos por sua conta, ou seja, não fazem parte da instalação do sistema em si e sem a correção deles pode ser impossível instalar o sistema no local (residência) escolhido por você para esta instalação.

Ok? Vamos então ao próximo ponto:

2) Não feche a negociação de cara e nem aceite o financiamento ofertado de imediato, adeque o sistema até ter certeza de que é o adequado às suas necessidades. O On Grid é muito bom e te fará economizar muito dinheiro ao longo das próximas duas décadas, mas se faltar energia você também vai ficar sem energia, o que é até um contrassenso já que você está produzindo a sua própria energia solar. Dessa forma pensa também em ter um pequeno sistema off grid, não precisa instalar de imediato, é projeto para depois que aliviar os custos da instalação do on grid e vai garantir que a sua internet e uma televisão continuem a funcionar na falta de energia, por exemplo.

Outra coisa é que as instaladores de geradores de energia solar estão bastante atreladas às financeiras e o lucro de um negócio ajuda na lucratividade do outro. Dessa forma é interessante para estas empresas que você contrate o financiamento a perder de vista. Em muitos casos o valor da prestação para pagar em 6 anos de financiamento será praticamente o mesmo valor que você está pagando na fatura de energia, então faz sentido você trocar uma conta pela outra pois o financiamento terá um fim e a partir daí é só alegria, já pagar conta de energia para a concessionária nunca terá fim.

Mas, dependendo da sua situação e colocando as coisas na ponta do lápis, você verá que o preço do sistema à vista ou em menores prestações e o preço final que você pagará no sistema financiado, fará com que você pague praticamente dois sistemas ao final do financiamento. Então é hora de você sentar com calma e ver se não consegue uma forma de pagar o seu sistema em menor tempo ou até mesmo à vista, pois aí começam os descontos mais interessantes.

Para pagar em 72 meses, além dos juros do financiamento, a instaladora de energia solar não abrirá mão do preço cheio do sistema, ou seja, o valor que seria à vista do seu sistema, aquele que será o valor financiado pela financeira, será um valor mais alto.

Já se você consegue negociar para um prazo bem menor ou até mesmo à vista, e se você é aquele negociador “chato”, que não se deixa levar pela conversa do vendedor logo de cara, irá conseguir descontos interessantes no preço que pagará pelo seu sistema de energia solar.

No meu caso, por conta deste momento atual, trabalhando em casa e sem precisar levar as crianças para a escolar este ano, o meu carro já está parado há mais de quatro meses, já deu problema na bateria e sabesse lá no que mais pode dar problema quando eu o for reativar novamente. Desta maneira estou já dando um jeito de passar ele para frente e o valor que devo conseguir nele irá compor o pagamento do meu sistema. Sem contar no alívio que será não precisar mais pagar o IPVA para não usar o carro.

O que vai acontecer é que vou trocar um bem que só está me gerando despesa por um que vai me gerar lucros durante bastante tempo, ou seja, trocando um investimento em um passivo por um investimento em um ativo, que é uma coisa muito mais inteligente e principalmente lucrativa ao longo do tempo.

Por fim a dica bônus é que tem muitos detalhes que nem a empresa de energia solar e nem a concessionária irão lhe contar, e aí você acaba gastando logo muito dinheiro sem a real necessidade para isto.

Por exemplo: você pode sim contratar um sistema on grid gerando menos do que a média de consumo de energia na sua residência e posteriormente você pode aumentar essa geração. Pode ser necessário pedir nova homologação, mas a homologação é feita pela potência que o inversor que você contrata injeta consegue injetar na rede. Se o seu inversor estiver trabalhando com algumas placas solares a menos aí bastará acrescentar mais placas do mesmo tipo, potência e modelo que ele passará a injetar mais até a capacidade máxima do inversor, sem necessidade nova homologação.

Se você for obrigado a acrescentar mais um inversor on grid (sim, você pode ter vários inversores on grid no seu sistema), ou se você quiser trocar o ivnersor atual por um mais potente, aí você precisará de nova homologação. Para tudo isto há detalhes técnicos e é bom você pesquisar bastante para que dimensione da maneira correta.

Mais um detalhe importante é em relação à sua fatura de energia elétrica e o quanto você paga pelo KWh consumido. O preço que você paga por KWh e os impostos incidentes sobre o seu consumo de energia elétrica mudam de acordo com a sua quantidade de consumo. Isto se chama faixa de consumo de energia. Desta forma, quanto mais KWh são cobrados na sua fatura da concessionária de energia, mais caro você paga pelo KWh e maior a faixa de pagamento de impostos, principalmente em alguns estados cujos governos adoram pendurar impostos escondidos nas faturas de consumo.

Desta forma, mesmo se você instala o seu sistema de energia solar On Grid de uma maneira que não atenda a todo o seu consumo de energia mensal, levando à sua fatura de energia para a taxa mínima da concessionária (para manter você conectado à rede), mesmo assim você já terá um bom ganho ao reduzir a sua fatura para faixa de consumo abaixo da sua faixa de consumo atual. Irá pagar preço menor no KWh e também incidência de imposto menor na sua fatura de energia.

Se você também deseja negociar para instalar a sua energia solar e quer mais informações com a empresa na qual estou negociando a minha, entre em contato comigo pois posso lhe cadastrar no sistema de indicações de clientes para eles, dessa forma você consegue pedir umas dicas para mim quando for negociar o seu sistema e seremos dois ajudados, a empresa paga um bônus de indicação para o GPS.Pezquiza.com quando você fecha a contratação do sistema com eles por nossa indicação, mas é claro que você não é obrigado a fechar e só deve fazer isto se estiver totalmente satisfeito e seguro da sua negociação.

Valeu e continue conosco.

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!

.