QUEM PIRATEAVA TV FOI DESCOBERTO ATRAVÉS DO MICROFONE DO CELULAR COM ESPIONAGEM NO APP DE ESPORTES

1557

Anota aí meu amigo, mais uma dica para você ficar esperto quanto á boa intenção dos aplicativos das emissoras de tv e operadoras de tv por assinatura, que distribuem conteúdo informações, disponibilizam games e tantas outras coisas oficiais dos conteúdos da tv fechada.

Não é segredo para ninguém que a La Liga, a entidade que administra os eventos de futebol na Espanha, de alguns dos campeonatos mais desejados em termos de tv paga em todo o mundo, tem feito de tudo para combater a pirataria das transmissões dos jogos de seus associados. A perseguição da La Liga é ferrenha, envolve o fechamento de centenas de servidores de cardsharing e outros do tipo, além de sites que retransmitiam jogos e servidores IPTV.

Essa era a parte visível das operações de combate à pirataria da La Liga, mas para conseguir avançar em seus objetivos ela resolveu avançar sobre a privacidade daqueles que confiaram em instalar um aplicativo da La Liga em seus smartphones. No momento em que o aplicativo era instalado no smartphone do usuário, ele solicitava a permissão para usar o microfone e também para saber a localização do usuário, entre outras permissões. Inocentemente a maioria dos usuários permitia o acesso do aplicativo a todas as funções solicitadas, sem ler os termos de uso do aplicativo – praticamente ninguém os lê, não é verdade?

Pois se tivessem lido saberiam que nos termos de uso estava informado que a La Liga iria fazer uso do microfone dos smartphones que haviam instalado seu aplicativo para, durante as transmissões de jogos, detectar o som das partidas de futebol às quais ela detêm direitos autorais e pela localização GPS saber se o local tinha ou não uma assinatura válida que os permitia assistir aos jogos.

Tá bom pra você ou parece teoria da conspiração? Parece mas não é. A tecnologia utilizada pela La Liga é semelhante à tecnologia do aplicativo Shazam e economizou muito dinheiro e tempo para a La Liga já que, fazendo uso do celular dos usuários do app La Liga, a entidade não precisou contratar e nem enviar fiscais aos bares das cidades espanholas para identificar quais estabelecimentos estavam lucrando com a imagem de seus jogos, sem o devido pagamento de assinatura para exibição pública dos mesmos.

Quem não gostou nada da história foi a Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) que aplicou uma multa de 250 mil euros na La Liga por esta ter desrespeitado a normativa de proteção de dados vigente. A La Liga está recorrendo da multa e afirma que seu aplicativo não viola a privacidade dos usuários uma vez que faz uso de apenas 0,75% dos dados de áudio colhidos pelos smartphones de seus usuários, sem a possibilidade de identificar usuários ou a voz de pessoas que por ventura possam ser colhidas pelo aplicativo. A entidade também acha justa a finalidade da funcionalidade marota que colocou no aplicativo, já que anualmente ela diz perder 400 milhões de euros pirataria praticada por bares e restaurantes na Espanha, contra seus direitos comerciais sobre os conteúdos dos eventos esportivos.

A briga e o disse me disse entre a La Liga e a AEPD não para por aí. A AEPD notificou a La Liga para suspender a função no aplicativo enquanto a La Liga informou que a suspensão da prática já estava prevista para o próximo dia 30 de junho, antes mesmo da aplicação da multa pela AEPD. Mas não pense que a suspensão é pela La Liga estar sentindo a pressão por ter sido pega invadindo a privacidade dos usuários de seus aplicativos. A La Liga informa que está implementando outras tecnologias para continuar a detectar quem pirateia os seus conteúdos.

Só para te lembrar, dia 15 de junho a internet 5G é ativada na Espanha, será que nova conexão móvel e ultra rápida tem alguma coisa a ver com essas novas tecnologias de espionagem da La Liga?

INTERNET MÓVEL 5G GRÁTIS E COM VELOCIDADE DE 1 GIGA A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO NA ESPANHA

Só pra te lembrar, esse caso foi pego na Espanha por que lá tem um órgão que defende o direito à privacidade digital dos cidadãos, mas aqui no Brasil, você acha que existe um igual?

E aí, quais são os aplicativos ligados ao conteúdo da tv por assinatura que você tem instalado em seu smartphone? Você confia em todos eles? Sabe aquele momento em que seu smartphone começa a aquecer do nada sem que você esteja usando nenhum aplicativo nele…

Entra pro nosso canal no Telegram clicando aqui, clica agora aí vai!