JORNALISTA VIRTUAL É PROMOVIDO A APRESENTADOR DE AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO GOVERNO CHINÊS

480

Que tal ligar a sua TV e dar de cara com um apresentador de telejornal gerado por computador narrando as notícias do dia?

Esta situação hipotética está acontecendo na China, apesar de ainda não ser na televisão, os tais apresentadores virtuais estão apresentando as notícias do dia através do canal da agência governamental no Youtube e também através do aplicativo de comunicação e diversas funções agregadas Wechat.

O âncora virtual foi criado através de uma parceria da agência Xinhua em parceria com a Sogou, uma empresa especializada em internet que é desenvolvedora de um dos buscadores mais utilizados na China.

Como modelo para o jornalista virtual foram mescladas características de diversos jornalistas reais da própria agência de notícias; a voz é sintetizada e, apesar de boa, ainda entrega qeu se trata de um boneco virtual apresentando a notícia e não um jornalista real. Outro ponto que ainda denuncia o robô jornalista é a falta de movimentação do corpo do âncora ao apresentar as notícias – ou a quietude seria uma característica do povo chinês? Fiquei em dúvida.

A Xinhua destaca que o jornalista virtual, desenvolvido através de inteligência virtual, pode trabalhar 24 horas por dia, basta que a redação do jornal envie textos para ele ler, e que seja feita a edição da notícia.

A tecnologia não é assim tão nova, já vimos este tipo de uso até mesmo aqui no Brasil, a Globo já usou uma jornalista virtual para dar um ar de modernidade há alguns anos. A novidade aqui é a facilidade da produção das vídeos notícias com o jornalista virtual com uma boa qualidade e um grande barateamento na produção do telejornal online.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

As empresas continuam a trabalhar no melhoramento do jornalista virtual, que tem uma versão em inglês e uma versão em chinês.

Agora só falta inventar o espectador virtual para fazer parte da plateia do jornalista virtual, já pensou?

Veja abaixo um vídeo com o jornalista virtual apresentando uma das matérias.

SIM, NÓS TEMOS TELEGRAM E SE VOCÊ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÍ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial

.