JORNALISTA VIRTUAL É PROMOVIDO A APRESENTADOR DE AGÁŠNCIA DE NOTÁCIAS DO GOVERNO CHINÁŠS

895

Que tal ligar a sua TV e dar de cara com um apresentador de telejornal gerado por computador narrando as notÁ­cias do dia?

Esta situação hipotÉtica está acontecendo na China, apesar de ainda não ser na televisão, os tais apresentadores virtuais estão apresentando as notÁ­cias do dia atravÉs do canal da agência governamental no Youtube e tambÉm atravÉs do aplicativo de comunicação e diversas funções agregadas Wechat.

O Á¢ncora virtual foi criado atravÉs de uma parceria da agência Xinhua em parceria com a Sogou, uma empresa especializada em internet que É desenvolvedora de um dos buscadores mais utilizados na China.

Como modelo para o jornalista virtual foram mescladas caracterÁ­sticas de diversos jornalistas reais da própria agência de notÁ­cias; a voz É sintetizada e, apesar de boa, ainda entrega qeu se trata de um boneco virtual apresentando a notÁ­cia e não um jornalista real. Outro ponto que ainda denuncia o robô jornalista É a falta de movimentação do corpo do Á¢ncora ao apresentar as notÁ­cias – ou a quietude seria uma caracterÁ­stica do povo chinês? Fiquei em dÁºvida.

A Xinhua destaca que o jornalista virtual, desenvolvido atravÉs de inteligência virtual, pode trabalhar 24 horas por dia, basta que a redação do jornal envie textos para ele ler, e que seja feita a edição da notÁ­cia.

A tecnologia não É assim tão nova, já vimos este tipo de uso atÉ mesmo aqui no Brasil, a Globo já usou uma jornalista virtual para dar um ar de modernidade há alguns anos. A novidade aqui É a facilidade da produção das vÁ­deos notÁ­cias com o jornalista virtual com uma boa qualidade e um grande barateamento na produção do telejornal online.

As empresas continuam a trabalhar no melhoramento do jornalista virtual, que tem uma versão em inglês e uma versão em chinês.

Agora só falta inventar o espectador virtual para fazer parte da plateia do jornalista virtual, já pensou?

Veja abaixo um vÁ­deo com o jornalista virtual apresentando uma das matÉrias.

SIM, NÁ“S TEMOS TELEGRAM E SE VOCÁŠ TEM TAMBÉM CLICA LOGO NO LINK AÁ E CONHECE O NOSSO: https://t.me/gpspezquizaoficial

.