Gravador Digital – PVR – diminui audiência da televisão linear

658

Um estudo feito pela Nielsen mostra o motivo do desespero das emissoras para tentar se adequar, cada dia mais, ao gosto daqueles que assistem televisão on demand.

A audiência da tv linear, que é aquele tipo de transmissão de televisão tradicional, em que uma emissora produz os seus programas e define os horários em que você vai assistir captando o sinal da emissora via tv terrestre, satélite, cabo… está despencando em uma velocidade a cada dia maior.

O motivo é que as novas gerações assistem prioritariamente conteúdo on demand e mais raramente tv linear, e as gerações que antes respeitavam a tv linear estão optando pelo PVR, que é o gravador digital oferecido em Smart TVs e receptores das operadoras de tv por assinatura e outros tipos de receptores de tv linear.

Por que não dizer, o PVR dá ao espectador a experiência do video on demand, já que após gravado o programa, o que é feito sem a necessidade de o espectador estar assistindo ao programa naquele momento, é o espectador quem define quando, como e quantas vezes vai assistir àquele conteúdo.

Podemos dizer, com tranquilidade, que atualmente a única programação que ainda faz sentido de ser consumida na tv linear são os eventos ao vivo que fazem mais sentido quando são vistos no momento em que estão acontecendo, como o caso dos eventos esportivos.

De resto, o on demand vai tomar esta audiência até que a tv linear se torne história.

Aliás, atualmente tv linear está servindo muito mais para você assistir publicidade, vide as reclamações constantes dos assinantes das emissoras da tv por assinatura, que repetem muito a sua programação e tem excesso de publicidade.

Até mesmo um conteúdo clássico da tv linear, as novelas da Globo… e Record, já estão sendo oferecidas no on demand.

Assim caminha a televisão.

Leia mais sobre esta situação no artigo A Televisão Morreu