Globo se lascando de novo

69

Se a Globo ainda não faliu desta vez vai chegar bem perto de falir, o problema com isto é que vai espalhar mais rápido as más ideias dos seus profissionais que partirão para voo solo ou para uma nova casa de comunicação.

E olha que esse novo buraco da Globo vem sendo cavado por suas próprias crias que, acostumadas com o que há de melhor, não suportaram encarar a vida do brasileiro real depois que perderam o vínculo contratual com a emissora.

Você vai se surpreender quando ver os nomes de apenas alguns dos diversos artistas da Globo que durante o seu período de fama na emissora, aceitaram ser contratados através de PJ (contrato de pessoa jurídica) ao invés do vínculo natural de 90% dos súditos brasileiros, a CLT. Qual a diferença? No vínculo de Pessoa Jurídica entre o artista e a emissora que o contrata (nesse caso, a Globo), o artista recebe completamente as verbas que, caso tivesse sido contratado como CLT, iriam ser recolhidas ao governo a fim de pagar os impostos trabalhistas e os “benefícios” do trabalhador: férias, 13º, INSS, FGTS e etceteras.

Mas acontece que nem a Globo e muito menos os seus artistas, que se achavam semideuses vivendo no Olimpo, imaginavam que um momento como o atual chegaria em suas vidas. O fato é que se no momento atual nem a Globo está conseguindo custear, para si própria, os luxos e tentações divinas de outrora; imagina se os artistas que ela demitiu a rodo estão conseguindo custear para si mesmos os luxos que lhes permitia viver a Globo. É claro que não, e aí vem a revolta.

Vários ex-globais que assinaram contrato PJ com a Globo agora estão entrando na justiça pedindo o reconhecimento de vínculo empregatício como CLT e, portanto, reivindicando os direitos trabalhistas advindos de um vínculo celetista.

Vão ganhar o processo? Muito difícil, mas vai saber qual será a sentença expedida pelo juiz, não é mesmo? Vai que cola?

O problema é que, se colar, abre-se no caixa da emissora um rombo de dezenas ou possivelmente até centenas de milhões de reais que a emissora justamente tentou evitar ao quebrar o contrato que tinha com estes artistas milionários.

Esta cpm certeza será a melhor novela reality show produzida pela Globo até hoje. Se ela se tocar coloca logo uma superprodução em cima e pede para o povo ficar ligando para votar em qual artista ganha e qual artista perde o processo na justiça. Do jeito que o povo brasileiro é, é capaz de nessa brincadeira ela conseguir arrecadar o que precisa para pagar todos os processos que está recebendo e que irá receber daí para a frente.

Mas se não conseguir se livrar tão bem desta, no buraco em que está enfiada já está subindo um calorzinho vindo do submundo… cruz credo.

Dá uma olhada nesse vídeo do Ancapsu, aí embaixo, para entender um pouco melhor a situação.