Em algumas Lives que venho fazendo para o canal GPSPezquizaOficial eu trouxe algumas matÉrias sobre a Globo que irritam algumas pessoas que assistiram a Live ou leram as matÉrias no site. Foram poucas pessoas, mas vejo que ainda há quem tenha na cabeça que a Globo É uma extensão do mundo dos ursinhos carinhosos. TambÉm durante uma destas Lives, ao falar sobre o que estava ocorrendo na emissora, eu disse que o que geralmente os sites publicam sobre a Globo são coisas muito amenas e que se pudÉssemos publicar as informações que nos chegam sobre o que está ocorrendo na emissora, as pessoas provavelmente iriam achar que não É verdade.
No Áºltimo dia 12 no entanto, um jornalista do UOL, Daniel Castro, teve a coragem de cutucar fundo em uma das feridas da emissora.
Por cima eu já havia comentado aqui que a saÁda de vários jornalistas da emissora, atÉ bem renomados, desde o ano passado, não tem nada a ver com o motivo alegado pelos jornalistas e nem pela emissora. Eu e muitas outras pessoas que há tempos cobrem assuntos relacionados Á tv recebemos de vez em quando relatos vindos de pessoas ligadas a estes profissionais, e por vezes atÉ mesmo destes profissionais, que desgostosos com a situação que viveram na Globo procuram alguÉm para jogar o lixo todo no ventilador.
Agora a demissão da jornalista Izabella Camargo, diagnóstica com um grave problema psicológico e que por este problema se afastou da emissora por alguns meses, parece ter sido o estopim para que a imprensa especializada comece a soltar, sem medo de represálias, todo o estoque de segredos sujos que vem guardando sobre a Globo.
A Globo afirma que não demitiu Izabella Camargo por causa da doença mas por problemas relacionados ao trabalho. Foi opção da chefia da jornalista, que trabalhava em diversos jornais entre a madrugada e a manhã da Globo. Mas Daniel Castro já deu a real de que o clima nas redações de jornalismo da Globo É pesado, e que os profissionais trabalham como se fossem marionetes de suas chefias, apenas repetindo pautas prÉ-fabricadas pelas chefias de jornalismo, sendo pressionados a fazer tudo da maneira que a emissora deseja.
O medo dos jornalistas É o da demissão, já que o mercado para estes profissionais está diminuindo rapidamente e quem não tem um nome para se vender fora da Globo pode amargar tempos muito difÁceis financeiramente. Na reportagem de Daniel Castro ele cita que as jornalistas são obrigadas a serem magras e bonitas, mais uma pressão que a emissora estaria fazendo em suas profissionais.
O jornalista William Waack, que foi queimado pela Globo e está fazendo muito sucesso com o seu canal Painel WW no Youtube, declarou recentemente que o jornalismo da Globo É um covil de cobras, com raras exceções de pessoas de caráter.
Um outro ponto que quero colocar aqui e que não foi citado pelo Sr. Daniel Castro É que, no momento, É explÁcito que a editoria de jornalismo da Globo É enviesada ideologicamente e pertence a um pequeno, mas poderoso, grupo de partidos polÁticos brasileiro. Algumas pessoas ligadas a jornalistas que já saÁram da Globo, revoltadas com a situação destes jornalistas terem se tornado marionetes de pautas ideológicas que ferem os princÁpios destas famÁlias, relatam que vários desses jornalistas tambÉm recebem e receberam pressões em seus grupos sociais por que passaram, na tela da Globo, a defender essas ideias que são desprezadas pelo meio social em que vivem. Perderam amigos e foram expostos a situações vexatórias em sua convivência social.
A pressão psicológica sofrida pelos profissionais de jornalismo É tão grave que afeta atÉ mesmo profissionais que estão detrás das cÁ¢meras, que tambÉm estão tendo graves doenças psicológicas com desdobramento para AVC e infarto.
A emissora nega e afirma cuidar bem dos seus profissionais, no entanto, a tendência para o próximo ano É que aumentem os casos e relatos de profissionais do nÁºcleo de jornalismo da Globo e tambÉm de outros nÁºcleos que tem problemas tão graves quanto os jornalistas da emissora.
Está cada dia mais complicado o reino encantado da Globo se manter de pÉ.
Clicando aqui você lê a matÉria do jornalista Daniel Castro no site Bastidores da TV.