Em novembro de 2018, em meio Á turbulência que o paÁs vivia e Á ameaça que a Globo vivia de não poder mais contar com as verbas publicitárias ligadas ao governo federal, para sobreviver, alguns grupos de mÁdia internacionais começaram a sondar a CBF e clubes de futebol brasileiros quanto Á possibilidade de futuras parcerias para a transmissão de suas partidas dos principais torneios que estes participavam e atÉ mais, assim como a Globo sempre fez, colocar o seu know-how na organização dos eventos, trazendo para estes o profissionalismo do mercado americano.
Falei sobre esse caso de forma um pouco mais “poÉtica” em um vÁdeo publicado no inÁcio de novembro de 2018 no canal GPSPezquizaOficial, relembre pois É bastante necessário para entender completamente a movimentação ocorrendo neste mercado agora e que pode tirar da Globo uma das suas principais fontes de renda do momento, o futebol.
Como você viu no vÁdeo, uma das principais interessadas era o grupo Disney que, naquele momento, tinha algumas questões a resolver com a compra da Fox nos EUA. É importante que você entenda que o grupo Disney controla muitos veÁculos de mÁdia americanos, indo muito alÉm da programação infantil. Entre esses veÁculos estão grandes canais de esportes, como o ESPN e posteriormente o Fox Sports.
A Disney já tentava se achegar para o lado da Band aqui no Brasil, interessada em fazer uma parceria e se beneficiar do conhecimento que os profissionais da emissora já tinham em relação a como funciona o mercado do futebol no paÁs, abertura de conversa com clubes, domÁnios da Globo e etc.
A parceria com a Band fez água, quanto a ter conseguido levar algumas peças chaves do esporte da Band, que trabalhavam por trás dos bastidores, aÁ já não posso afirmar que não ocorreu e nem que ocorreu.
O fato É que, com a solução da compra da Fox pela Disney a empresa tem estratÉgia de unir suas equipes de canais de esportes e acabou que alguns profissionais ficam sobrando no mercado, e o que fazer com esses profissionais não É mesmo? Pois É, que tal dar uma ideia para a CBF de colocar um desses empregados de alto escalão de um dos canais controlados pela Disney para comandar a gestão dos direitos de transmissão de jogos relacionados Á CBF? Sim meus amigos, É isto o que está acontecendo no momento e pode ser um enorme puxão de tapeta em mais uma chupeta da Globo. Já pensou?
Foi sobre esse assunto que fiz hoje uma Live para o canal GPSPezquizaOficial, confere aÁ abaixo, É rapidinha e vale a pena:
.