Canais RT (Russia Today) proibidos na Europa – 22 satélites afetados – Agência Sputnik também

242

Os canais RT (Russia Today), que são canais financiados pelo governo russo, assim como as mídias da agência de notícias Sputnik estão sendo banidos da Europa. A decisão foi tomada pela representação dos países membros da União Europeia. O motivo alegado é que governos europeus e a própria União Européia classificam o RT e o Sputnik como como “máquina de propaganda descarada” do governo russo.

A presidente da União Europeia, Ursula Von der Leven, diz que fará com que o banimento seja executado rapidamente em todo o continenten europeu.

Os canais RT transmitem para todo o continente europeu e produz conteúdo nas seguintes línguas: inglês, espanhol, francês, árabe, alemão e russo. A agência de notícias Sputnik produz conteúdo para mídias diversas em 31 idiomas.

A Alemanha baniu o RT de seu território no início de fevereiro.

Segundo informações do próprio RT, os canais do grupo russo alcançam um público potencial de 720 milhões de pessoas, transmitindo através de 22 satélites.

O Reino Unido, no entanto, não é afetado pela decisão da União Europeia, por conta do Brexit. No caso dos britânicos é necessário que a decisão venha do órgão regulador Ofcom que parece não deverá seguir o mesmo caminho da União Européia. A lógica é bastante simples, o governo britânico tem um canal de notícias próprio produzido especialmente para os espectadores russos, o BBC Moscow. Banir o RT do Reino Unido traria uma ação semelhante do governo russo contra o BBC Moscow.

As operadoras de satélite Eutelsat e Astra já estão prontas para cumprir a determinação de banimento dos canais RT, bem como diversos provedores de conteúdo e operadoras de tv paga na Europa, entre elas a francesa Molotov que já se adiantou com a ação. Os sites e plataformas online pertencentes à RT e à Sputnik também já foram bloqueados no continente europeu e só podem ser acessados por lá via VPN.

193 pessoas e 48 pessoas ligadas a estas mídias, na Europa, também estão sendo sancionadas.