Meu protesto contra o combustível triplamente adulterado que vendem em Goiânia

636

Esse negócio de ter automóvel aqui em Goiânia está cada vez mais complicado, não bastasse o alto índice de roubos de veículos na capital goiana, e outros tantos tipos de violência, Goiânia já está sendo classificado por institutos internacionais especializados em segurança como a 20° cidade mais violenta do mundo, agora grande parte dos postos de combustível da cidade perdeu de vez a vergonha de adulterar o combustível e a bomba de abastecimento.

O negócio já começa complicado na distribuidora de combustível pois tem muitas que nem bandeira tem e são acusadas de fazer render o combustível, postos com bandeira acabam comprando uma parcela dessas parceiras mais baratas.

Aí tem motorista de caminhão tanque que tira um pouquinho de combustível pra revender por fora sem que o dono verdadeiro tenha dado autorização.

Chega no posto e aí os caras colocam o combustível para render mais ainda.

Eu sempre abasteço num hipermercado que fica próximo à minha casa mesmo sabendo que estou sendo lesado, esse tal hipermercado já foi multado várias vezes por vender 900 ml de combustível como se fosse um litro, ou seja, uma adulteração na bomba de mais de 10% e ele não conserta o tal “problema” nas suas bombas por que a multa é muito leve em relação ao que ele fatura diariamente com a venda de combustível.

Meu carro tem tanque de 40 litros mas não é raro eu sair de lá após completar o tanque tendo que pagar 47 litros de combustível, na última vez que abasteci e o carro tinha acabado de entrar na reserva eu fiquei abismado com a incrível capacidade de caber 50 litros num carro com tanque de 40 litros.

Não bastasse esse probleminha do meu tanque estar ficando maior a cada abastecida, o rendimento de quilometragem por litro abastecido do meu carro só tem diminuído, mesmo depois de eu ter mandado fazer uma revisão nele na concessionária.

O carro que já chegou a fazer 7,5 km por litro de etanol, pois no meu trajeto costumeiro eu quase não paro em sinais de trânsito, agora eu peno para conseguir fazer 6,4 km por litro com este etanol abençoado que estão me vendendo, e o carro falhando que é uma beleza.

Por que não troca de posto? Você deve estar pensando, já tentei, mas também me deparei tanto com etanol adulterado da mesma maneira, quanto com frentistas que não abastecem o tanto que você solicitou para poder ficar com uma certa diferença em cada abastecimento, aproveitando que o motorista está um pouco distraído. Geralmente nos postos em que acontece esse tipo de coisa a bomba de abastecimento está encoberta por uma “capa de proteção” que reflete muito a luz do sol e dificulta você conferir os valores abastecidos, na maioria deles só saindo do carro e ficando quase com a cara grudada na bomba para conseguir ver o display com clareza.

Mas essa semana consegui descobrir um posto que é famoso aqui em Goiânia por não adulterar o combustível – agora ser honesto virou motivo de surpresa no Brasil – e fui lá abastecer o meu carro, e pasmem, estou desconfiado que eles vendem etanol de verdade lá.

Quando abasteci nesse posto o meu carro passou a render 7,1 Km por litro de combustível e deixou de falhar, o problema é que o posto é longe da minha casa e o preço lá é bem mais alto que os postos que adulteram.

Tá difícil!