O dÉcimo primeiro satÉlite da Hispasat, o Amazonas 4, será colocado em órbita no mês de dezembro próximo, lançado da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa.
E já preparando o campo para este lançamento o satÉlite Amazonas 4 entrou na fase final da sua construção.
Desde de que começou a construir o Amazonas 4 a Hispasat levou 18 meses para chegar Á fase final da construção do satÉlite, um tempo recorde, e o satÉlite já está quase terminado.
O que se está fazendo agora com o satÉlite Amazonas 4A É a fase de provas, levando o satÉlite a condições extremas simulando as condições que ele terá que enfrentar no espaço a 36 mil kilometros da Terra.
Já foram feitas, por exemplo, as provas de vazio tÉrmico, em que o Amazonas 4 foi submetido a temperaturas oscilantes entre -175ºC e 125ºC.
Outra prova feita foi a de vibração mecÁ¢nica, um teste para saber se o satÉlite suportará as condições do lançamento.
A Hispasat tambÉm confirma que comprovou o bom funcionamento das antenas do Amazonas 4 e que está testando Á exaustão todos os subsistemas da plataforma e a carga Áºtil do satÉlite.
Assim que se completar o processo de provas o Amazonas 4 será enviado Á Guiana Francesa para ser lançado ao espaço atÉ a metade do mês de dezembro. O lançamento do satÉlite ficará a cargo de um satÉlite Ariane 5 ECA.