LOUCURA! Antena parabólica Banda KU transparente

159

Uma antena parabólica pode ser transparente e funcionar tão bem quanto uma antena parabólica de metal ou de fibra?

Sim, pode. Esse tipo de material, transparente, é utlizado há muitos anos para a fabricação de antenas parabólicas offset, comumente usadas para a captação de sinal transmitido por Banda KU ou outras transmissões com ondas de maior frequência como as da Banda KU.

Nós já falamos algumas vezes aqui no GPS.Pezquiza.com sobre a parabólica transparente:

ANTENA BANDA KU TRANSPARENTE – AINDA EXISTE PARA COMPRAR?

Antena Offset Transparente, será que ela é tão boa quanto a antena de chapa?

E por qual motivo uma antena parabólica transparente pode ser interessante, nos tempos atuais, para usuários brasileiros?

Em tempos de migração nos satélites de tantos canais abertos que estão na Banda C indo para a Banda KU, haverá muito mais pessoas interessadas na instalação de antenas parabólicas offset, inclusive pessoas que moram em locais onde há restrição para a instalação de antenas parabólicas.

Por exemplo, em alguns condomínios de edifícios e em alguns condomínios horizontais, mas há outras tantas situações onde a restrição é existente.

Em alguns desses casos, e aí há uma necessidade de avaliação de caso a caso, uma antena parabólica offset transparente pode ser uma opção para a instalação, por exemplo, em uma sacada ou mesmo em recuos nas paredes laterias de alguns edifícios que poderão prever a permissão de uso desse tipo de antena, pela nova necessidade de captação deste tipo de sinal, que se avizinha.

Vale lembrar (ou mesmo alertar) que também há outros tipos de antenas offset para a captação da Banda KU que também são bem discretas, como as antenas flat e as technisat.

Vamos então falar sobre as limitações para se conseguir uma antena offset transparente, que são limitações semelhantes às existentes para se conseguir uma antena Technisat ou mesmo uma antena flat.

Essas antenas parabólicas diferenciadas não são encontradas para comercialização dentro do território brasileiro, desta maneira é necessário importar. O agravante é que nos países onde ela é vendida, ela também é considerada uma parabólica de nicho com uso semelhante aos que citei acima. Produto de nicho, preço acima do que é praticado para os equipamentos mais comuns.

Hoje mesmo o melhor preço que encontrei para a antena parabólica offset transparente foi de 73 Euros, e isso sem o frete. Fazendo os cálculos de importação, o valor final com todo os impostos e taxas de importação chega facilmente a mais de R$ 1 mil para quem a quiser trazer para o Brasil.

Vale a pena? Depende da necessidade.

Se você mesmo quiser fazer a sua pesquisa, procure por “transparent offset antenna” ou por “clear transparent satellite dish”.

Compartilhe esta matéria e continue no GPS.Pezquiza.com