Globo ameçou clubes que negociaram com Esporte Interativo?! Cade acha que sim

1496

Esta É uma história sobre a qual devemos prestar bastante atenção, o Conselho Adminstrativo de Defesa Econômica, Cade, colocou a Rede Globo de Televisão em sua mira de fogo, sob suspeita de estar ameaçando os clubes de futebol que estão negociando e cedendo os direitos de transmissão de suas partidas de futebol do Brasileirão 2019 para a TV Esporte Interativo, que pertence agora a um grande grupo de mÁ­dia internacional, a Turner.

O problema É o seguinte, para a televisão existem dois direitos distintos que podem ser negociados pelos clubes de futebol o direito de transmissão das partidas de futebol para a tv aberta e o direito de transmissão das partidas de futebol para a tv fechada. São direitos distintos que devem ser negociados de forma separada.

Acontece que, segundo o Cade, a Globo não tem feito esta distinção e envia aos clubes propostas de cessão dos direitos de transmissão de suas partidas de futebol, englobando ambos os direitos, para a tv aberta e para a tv fechada. Pior que isto, o Cade acusa a Globo de ameaçar os clubes que não fecharem os dois direitos com a Globo, ou seja, se fechar os direitos de tv fechada com outra emissora, no caso a TV Esporte Interativo, não receberá ofertas pelo direito das partidas na tv aberta, pela Globo.

Sim, os clubes que quiserem podem fechar os direitos de tv fechado com a Esporte Interativo e ainda assim vender os direitos da tv aberta para a Globo.

Quem levantou a bola das ameaças que estariam sendo feitas pela Globo contra os clubes de futebol brasileiros foi a Turner, que tentou negociar com vários clubes de futebol e recebeu como justificativa para o não a informação de que a Globo estaria dizendo aos clubes que não negociaria com eles os direitos para a tv aberta se estes vendessem para a Turner/Esporte Interativo os direitos para a tv fechada.

A Globo nega que tenha feito estas ameaças e já colocou atÉ o seu principal clube-garoto propaganda para negar tambÉm, o Corinthians, mas dos demais clubes que fazem parte do Brasileirão SÉrie A com maior frequência, somente o Grêmio tambÉm negou, os outros ainda não se pronunciaram ao Cade.

Se você não entende a importÁ¢ncia dos direito de transmissão das partidas de futebol de um clube para o Brasileirão SÉrie A, É o seguinte, no momento em que um clube fecha os seus direitos para a tv fechada com uma emissora que não É a Globo, o Premiere FC fica prejudicado com os torcedores daquele clube que iriam assinar com os canais PFC da Globosat para assistir Á s partidas do seu time, pois toda vez que aquele time for o mandante do jogo em que ele disputará, este jogo não passará no PFC e sim na emissora fechada concorrente, no caso, a Esporte Interativo. Com isto o valor da cota de publicidade dos canais PFC tambÉm perde um pouco o seu valor.

Outra coisa É que, a cada clube que a tv Esporte Interativo consegue fechar os direitos de transmissão das partidas em que aquele clube for o mandante, na realidade ela consegue garantir que terá a transmissão de pelo menos uma partida de todos os outros clubes do Brasileirão SÉria A. Isto por que o clube mandante não joga sozinho, ele joga contra algum outro clube que está disputando o Brasileirão, inclusive os maiores parceiros da Globo, como o Corinthians e o Flamengo.

Acontece que alÉm da TV Esporte Interativo o Fox Sport já tem declarado que fará propostas mais vultuosas pelos direitos de transmissão de partidas do Brasileirão SÉrie A, por enquanto É a indefinição econômica brasileira que esta atrapalhando mais este concorrente pelos direitos de transmissão do futebol.

Cada clube tem o direito de negociar as suas partidas com qualquer emissora aberta ou fechada.

A investigação do Cade ainda vai se arrastar por mais uns meses.

Será que a Globo consegue segurar os clubes ou vai perder o Brasileirão para outras emissoras da tv fechada na base do conta gotas?