StarOne C4 ainda não está na sua posição orbital final, 70°W

1292

Agora que o satÉlite StarOne C4 já está em órbita a galera está ficando um tanto quanto ansiosa para que o satÉlite comece logo a operar e a Claro TV solte logo as novidades que está guardando sobre a operação com o StarOne C4.

O pessoal tem me mandado mensagens e e-mails querendo saber se o StarOne C4 já está na sua posição orbital de destino, a posição 70°W, que É a mesma posição orbital do satÉlite StarOne C2.

Não meu amigo, o novo satÉlite da Claro TV ainda não está na posição orbital 70°W e nem deve ser colocado nesta posição tão cedo.

Inicialmente o satÉlite dá uma volta no planeta atÉ que esteja em um bom local para que a operadora dele consiga fazer as manobras e coloca-lo na posição orbital correta. Isto pode levar atÉ 90 dias.

É uma praxe que as primeiras manobras feitas com um novo satÉlite de comunicação não o coloquem primeiramente na posição orbital em que ele vai ficar e sim em uma outra posição orbital pertencente Á  administradora dele, neste caso a StarOne (Embratel), para que sejam feitos testes de uplink, downlink e outros necessários antes que ele comece a operar comercialmente.

É bom lembrar que apesar de o StarOne C4 ser chamado de o novo satÉlite da Claro TV ele tambÉm vai prestar serviços de telecomunicações para diversas outras empresas, assim como acontece com o satÉlite StarOne C2.

Então É o seguinte, muita calma nessa hora que assim que houver novidades concretas sobre a operação do satÉlite StarOne C4 o GPS.Pezquiza.com vai trazer estas novidades para você.

Fique ligado!

É interessante tambÉm que você leia a seguinte matÉria Como É possÁ­vel o satÉlite ficar parado na sua posição orbital? Um segredo: Eles não ficam parados…