USAR INCLINOMETRO NA ANTENA BANDA KU [PERGUNTA DO LEITOR]

1383

O leitor Odair enviou o seguinte e-mail para o GPS.Pezquiza.com, sobre o uso de inclinômetro em uma antena Banda KU:

Boa noite, Richarde.
Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar…
Andei pesquisando e continuo com dúvida quanto a inclinação das antenas KU, através do uso de inclinômetro, pois cada um fala uma coisa.
Tem duas imagens em anexo das formas como fiz as medidas e uma não é igual a outra no resultado final.
Uma medida fiz em cima do prato da antena conforme linha tracejada em vermelho na imagem e a outra medida foi na haste do LNBF, conforme imagem.

Desde já agradeço.

Segue as imagens que o Odair enviou anexadas em seu e-mail:

As imagens enviadas pelo Odair, em que ele fotografou a antena banda KU com o inclinometro colocado na parte frontal do braço do LNB infelizmente não correspondem ao uso correto do inclinometro na antena banda KU.

Na realidade não existe nem a necessidade de se usar um inclinometro em uma antena banda KU, já que existe uma ferramenta, um inclinometro físico, já colocado nas antenas banda KU e que contempla toda a capacidade de elevação da antena. Conforme você vê na imagem abaixo.

    COLOQUE seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias. +100 MIL PESSOAS já cadastradas!!!
    CHEQUE AGORA SUA CAIXA DE ENTRADA para ativar a inscrição no e-mail de confirmação que foi enviado para você

De qualquer maneira se mesmo assim você quiser usar uma ferramenta inclinometro na sua antena banda Ku só para ter a certeza de que o valor colocado como elevação é o correto, esta é a maneira correta de colocar o inclinometro na antena banda Ku:

Antes da imagem vale a pena você saber que elevação na antena banda Ku offset tem diferença para a elevação na antena focal point, o que pode estar fazendo você errar ao tentar usar a elevação na sua antena com a colocação do inclinômetro, veja na matéria:

Apontamento de Antenas Offset tem diferença na Elevação

Agora veja como é colocado o inclinòmetro na antena offset Banda Ku, que é o suporte traseiro da antena numa linha paralela àquela linha que se vê na última imagem enviada pelo Odair, onde no desenho da antena offset Banda Ku há uma linha tracejada mostrando qual é a linha que serve como medida para a antena.

Tem muitas matérias sobre antena offset banda ku aqui no GPS.Pezquiza.com, é sempre bom dar uma olhada para aumentar o conhecimento, veja só:

SOBRE ANTENAS OFFSET

Valeu e continue conosco.