Se eu cromar a antena parabólica vai melhorar a recepção?

3081

Recebemos hoje nos comentários do site a seguinte pergunta feita pelo nosso leitor Cristiano:

“Se cromar a antena pode melhorar a recepção?”

Entendo esta dúvida do Cristiano e de todos os nossos leitores que a tiverem pois provavelmente eles fazem uma relação entre a capacidade de refletir a luz em uma superfície cromada como uma igual capacidade para refletir o sinal enviado pelo satélite, o que nem sempre é verdade.

Não necessariamente uma superfície cromada vai ser a melhor superfície para a produção de uma antena parabólica, não apenas pela capacidade de reflexão, mas também pela emissão de calor que a superfície cromada terá sobre a parte mais sensível da antena parabólica, o LNB.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Uma antena parabólica, para funcionar a contento, precisa ser feita de um material que consiga refletir o máximo possível das microondas enviadas pelo satélite, deve poder ser polida o suficiente para que imperfeições na superfície do material não interfiram no sinal refletido, deslocando este sinal para uma posição diferente daquela que é o alvo da antena parabólica, que é a entrada do LNB.

No entanto, o objetivo da antena deve ser refletir o máximo possível o sinal enviado pelo satélite e o mínimo possível a luz, pois se refletir luz para dentro do LNB este vai esquentar, diminuindo a qualidade e força do sinal que chegará ao receptor de satélite.

Quanto mais frio o LNB trabalha, melhor.a qualidade e força do sinal que ele envia ao receptor de satélite.

Para se ter uma idéia de o quão poderoso é o aquecimento feito por uma antena parabólica cromada, este tipo de antena é usado mais comumente como forno solar, para assar e cozinhar comida.

Recentemente, um projeto de geração de energia solar nos Estados Unidos está usando antenas parabólicas cromadas para concentrar a luz do sol e potencializar a geração de energia, no entanto, ele poderá ser fechado por estar interferindo na aviação nos arredores da usina solar.

Desta maneira, os fabricantes de antenas parabólicas para uso doméstico, escolhem, na maioria das vezes, os materiais com as características acima que sejam mais baratos e acessíveis.

O material mais comum para a antena parabólica aqui no Brasil são os metais, principalmente o ferro e o alumínio, pintados com tinta fosca.

Já na Europa, é muito comum também se encontrar antenas parabólicas feitas de um plástico mais denso, com capacidade de refletir o sinal do satélite com a mesma qualidade dos metais.

Pensando em uma antena parabólica cromada, não é uma boa idéia pois em pouco tempo ela irá aquecer o LNB a ponto de queimá-lo.

Outro problema com a cromagem será também o tipo de material a ser usado neste serviço, já que existem cromagens com diferentes tipos de materiais, inclusive plásticos, e não são todos os plásticos que servem para a reflexão do sinal do satélite pois alguns plásticos deixam o sinal do satélite passar.

A melhor coisa é mesmo optar por pintar a sua antena parabólica com uma boa tinta que suporte a ação do tempo, como as tintas automativas foscas que não são muito comuns, mas que já estão no mercado brasileiro.

Quanto mais fina a pintura, melhor.

VEJA ABAIXO O VÍDEO ANTENA TELADA ANTENA de CHAPA e ANTENA OFFSET