Quando chove sua parabólica fica sem sinal? A culpa pode ser sua

11433

Tempo chuvoso e a sua parabólica não pode ver uma nuvem mais escura no céu que logo fica sem sinal, é terrível e provavelmente você até já desistiu de assistir televisão em dias chuvosos e fica aí só se irritando com o som alto na casa do vizinho…

Mas o seu problema deve e pode ter solução pois quando se começa a ameaçar um tempo de chuva a sua parabólica logo fica sem sinal, a culpa pode ser sua completamente.

Você pode ser declarado culpado se cometeu duas besteiras na instalação da sua antena parabólica.

A primeira é contratar aquele técnico que se acha expert mas que nunca usa uma ferramente ou metodologia mais apurada para instalar uma antena parabólica, o cara vai é no olhômetro mesmo, o instalador de antenas parabólicas expert escolheu um dia de céu limpo e logo que captou o sinal do satélite e viu que locou todos os canais que interessavam ele deu o trabalho por finalizado e você pagou o “serviço” com seu suado dinheirinho mal sabendo que ainda tinha o que fazer na sua instalação.

A segunda besteira foi você mesmo ter instalado no melhor dos dias de céu aberto e logo que locou os canais que lhe interessavam no satélite logo deu o seu trabalho por encerrado e foi atacar a geladeira para tomar aquela cervejinha gelada e curtir os canais do satélite que você acabou de fazer o apontamento, mal sabendo você que o serviço ainda estava pela metade.

Agora que você está enfrentando um tempo chuvoso, se você estiver com sorte o sinal está só pipocando para lhe matar de raiva, mas se o serviço ficou ruim mesmo você está totalmente sem sinal na sua antena parabólica.

Ao fazer a instalação da sua antena parabólica, o menor dos problemas é encontrar o sinal do satélite e locar os canais do satélite, a partir daí você tem que fazer um ajuste fino na instalação para achar a maior qualidade de sinal possível, e isto requer paciência e habilidade.

Tem gente que gosta de fazer o ajuste fino pegando o sinal do canal de maior qualidade, esperando que ele ocile um, dois, quem sabe cinco por cento a mais para dar o serviço como de alta qualidade.

Eu como gosto de passar raiva gosto mesmo é de ir no canal com qualidade mais sofrível no satélite, isto por que você tem que fazer o ajuste mexendo na antena com bastante cuidado senão lá se vai o sinal do canal embora e você tem que começar de novo, encontrando o mesmo canal e tentando fazer o ajuste fino.

Mas se você consegue colocar o canal mais complicado na sua melhor posição pode ter certeza de que os outros canais todos estarão com a melhor qualidade de sinal possível e aí pode ser que em dias de chuva você ainda consiga assistir aos seus canais favoritos.

Mas como é mesmo que se faz este ajuste fino?

Nós já escrevemos alguns artigos aqui no GPS.Pezquiza.com falando sobre ajustes necessários a antena para não sofrer um apagão de sinal que você obrigatoriamente tem que ter em mente para o ajuste fino da sua antena parabólica.

Leia estes artigos sobre Prumo, Elevação e Rumo.

Ao ter certeza de que sua instalação está de acordo com estes três pontos importantíssimos citados acima e que você capturou o sinal do satélite com os canais que deseja, você vai proceder o ajuste fino da sua instalação da antena parabólica.

O ajuste fino consiste em mover a antena para cima e para baixo, ou para a esquerda e para a direita em movimentos muito pequenos, de possível milimétricos, de preferencia de menos de meio centímetro por vez e em apenas uma direção por vez.

Ao fazer o movimento você vai conferir o sinal de qualidade e força da TP que você escolheu para o ajuste fino para ver se ela melhorou ou piorou, o ajuste fino está surtindo resultado se ela está melhorando, claro.

Você vai fazer os movimentos muitas vezes a procura do melhor conjunto de valores de força e qualidade de sinal para a sua TP.

Após você achar esse valor mais alto continue a movimentar a antena para ter certeza de que os valores mais altos que você encontrou são realmente os melhores valores para o seu apontamento de antena.

Faça isto até que sua instalação esteja com os melhores valores de força e qualidade de sinal da TP, a isto é que se dá o nome de ajuste fino da instalação da antena parabólica.

O prêmio por isto será assistir televisão sem que ela fique congelando, quadriculando e picotando ao primeiro sinal de chuva ou ventos mais fortes.

E se mesmo com o ajuste fino a sua antena parabólica continua a ficar sem sinal nas primeiras ameaças de chuva, então isto pode ser sinal de que a sua antena parabólica é muito pequena para a sua região e você precisa comprar uma parabólica maior para não ficar sem sinal constantemente.


antena parabólica sem sinal na chuva