Qual a distÁ¢ncia correta entre o LNB e o fundo da antena?

11684

Esta É uma pergunta que vale muito para quem quer captar o sinal do satÉlite a maior qualidade possÁ­vel.

Isto por que a distÁ¢ncia entre a entrada do Feed do LNB, sim, a boca da corneta e o fundo da antena deve ser muito bem ajustada, se ela não estiver correta existe sim uma perda consideríel de sinal.

Nós já mostramos aqui em matÉria sobre como melhorar o ganho em antenas de 60 cm que mudar a distÁ¢ncia entre o LNBF Banda KU e o fundo da antena offset pode resultar em ganhos consideríeis de sinal.

Mas hoje estamos aqui para falar entre a distÁ¢ncia do LNB e o fundo da antena focal point, pode ser a telada ou a de chapa.

Quando a antena vem com hastes, como É o caso da antena telada, o ajuste fica mais fácil, sendo feito apenas no disco que segura o LNB.

Mas quando a antena vem com bengala, no caso das teladas, o pessoal faz uma confusão e nunca chega ao ponto correto de se colocar a bengala na antena, sendo que normalmente a sobra da bengala no fundo da antena deve ser de 1cm, e aÁ­ se faz o ajuste do LNB no disco que segura o LNB na ponta da bengala.

Mas mesmo assim ainda fica uma dÁºvida se o LNB vai estar na medida certa e com o melhor ganho possÁ­vel.

Sabendo a profundidade e o diÁ¢metro da sua antena você conseguirá calcular com facilidade qual deve ser esta distÁ¢ncia.

E a fórmula É muito simples, lembrando que ela só vale para antenas focal point.

Para calcular você multiplica o diÁ¢metro pelo diÁ¢metro e divide por 16 vezes o valor da profundidade da antena, usando os valores em centÁ­metros o cálculo fica mais fácil.

Por exemplo, o diÁ¢metro da antena É de 2 metros (200 centimilÁ­metros) e a profundidade É de 25 centÁ­metros?

200 X 200 / (16*25) = 100 centimetros.

Então a distÁ¢ncia entre a entrada do feed do LNB e o fundo da antena deve ser de 100 centimetros, ou seja, 1 metro.

Agora não tem motivo para você ficar com o seu LNB instalado numa distÁ¢ncia errada do fundo da antena, gaste um tempinho ajustando para ganhar um pouco mais de sinal.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here