Por que quando chove o sinal da Claro TV cai e a parabólica analógica continua funcionando

10957

Questionamento bastante interessante enviado para o GPS.Pezquiza.com pelo colega Marcio Neri via e-mail, este questionamento vale não somente para a Claro TV, mas para todas as operadoras de tv por assinatura.

Quando chove o sinal na antena Banda KU, usada pelas operadoras de tv por assinatura, é o primeiro que cai, enquanto o sinal da Banda C da parabólica analógica ou mesmo digital continua a funcionar.

Em muitas ocasiões de chuva isto realmente acontece.

O motivo é que as ondas enviadas pelo satélite para estes dois tipos de antena são diferentes.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Os sinais dos satélites são transmitidos do satélite para a sua antena em formato de ondas, estas ondas tem tamanhos diferentes de acordo com a frequência de transmissão, quanto menor a frequência maior é o tamanho da onda.

Quanto maior é o tamanho da onda maior é a força dela para atravessar as nuvens de chuva, já que as gotículas de chuva não será capaz de segurar toda a onda transmitida.

VEJA ABAIXO O VÍDEO MOSTRANDO A CAPTAÇÃO DA SKY, BANDA KU DO SATÉLITE INTELSAT 11, FEITA EM UMA ANTENA TELADA BANDA C

As frequências de transmissão da Banda C, analógica e digital, vão de 3,4 e 4,2 GHz.

As frequências de transmissão da Bada KU, das operadoras de tv por assinatura, vão de 10,7 a 12,75 GHz.

Desta maneira é fácil entender que as ondas da Banda C são maiores e mais fortes que as ondas da Banda KU.

Quando chove as ondas da Banda KU são as primeiras a serem barradas pelas gotículas de água da chuva, enquanto as ondas da Banda C, dependendo da intensidade da nuvem que está entre o satélite e a sua antena, conseguem passar e são captadas pela sua antena.

Nesta equação ainda entram outras variáveis como a potência de transmissão do satélite e o tamanho da antena, que também influenciam bastante recepção do sinal.