Por que quando chove o sinal da Claro TV cai e a parabólica analógica continua funcionando

12505

Questionamento bastante interessante enviado para o GPS.Pezquiza.com pelo colega Marcio Neri via e-mail, este questionamento vale não somente para a Claro TV, mas para todas as operadoras de tv por assinatura.

Quando chove o sinal na antena Banda KU, usada pelas operadoras de tv por assinatura, É o primeiro que cai, enquanto o sinal da Banda C da parabólica analógica ou mesmo digital continua a funcionar.

Em muitas ocasiões de chuva isto realmente acontece.

O motivo É que as ondas enviadas pelo satÉlite para estes dois tipos de antena são diferentes.

Os sinais dos satÉlites são transmitidos do satÉlite para a sua antena em formato de ondas, estas ondas tem tamanhos diferentes de acordo com a frequência de transmissão, quanto menor a frequência maior É o tamanho da onda.

Quanto maior É o tamanho da onda maior É a força dela para atravessar as nuvens de chuva, já que as gotÁ­culas de chuva não será capaz de segurar toda a onda transmitida.

VEJA ABAIXO O VÁDEO MOSTRANDO A CAPTAÁ‡ÁƒO DA SKY, BANDA KU DO SATÉLITE INTELSAT 11, FEITA EM UMA ANTENA TELADA BANDA C

As frequências de transmissão da Banda C, analógica e digital, vão de 3,4 e 4,2 GHz.

As frequências de transmissão da Bada KU, das operadoras de tv por assinatura, vão de 10,7 a 12,75 GHz.

Desta maneira É fácil entender que as ondas da Banda C são maiores e mais fortes que as ondas da Banda KU.

Quando chove as ondas da Banda KU são as primeiras a serem barradas pelas gotÁ­culas de água da chuva, enquanto as ondas da Banda C, dependendo da intensidade da nuvem que está entre o satÉlite e a sua antena, conseguem passar e são captadas pela sua antena.

Nesta equação ainda entram outras variíeis como a potência de transmissão do satÉlite e o tamanho da antena, que tambÉm influenciam bastante recepção do sinal.




LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here