Por que o sinal da minha antena parabólica só pega à noite?

3558

O sinal da antena parabólica desaparece durante o dia e só pega a noite e esta é mais uma dúvida enviada para o e-mail do GPS.Pezquiza.com que é bastante interessante.

Eu mesmo já vi uma situação como esta acontecendo e este problema tem solução bastante simples na maioria dos casos.

Vamos começar a analisar o sumiço do sinal da antena parabólica durante o dia e o sinal pegando normal à noite levando em consideração, em primeiro lugar, que o apontamento da antena parabólica está correto, assim como o dimensionamento do tamanho da antena e o LNB usado no apontamento também como correto.

Se é este o caso a primeira coisa a se considerar são questões climáticas:

1) A antena parabólica está em um local onde a temperatura durante o dia é bastante elevada e o ângulo em que o LNB está instalado colabora para que ele recebe uma maior incidência de calor aquecendo ainda mais o LNB. O LNB é um equipamento que tem sua eficiência diminuída quando trabalha em altas temperaturas.

Desta maneira o seu LNB pode estar aquecendo e com isto a força do sinal captado do satélite diminui durante o dia. A noite quando o equipamento esfria ela volta a trabalhar com maior eficiência e o sinal reaparece.

Este tipo de problema é mais comum naqueles satélites com sinal mais fraco, pode ocorrer com apenas alguns canais captados no satélite ou até mesmo com todos os canais captados do satélite.

A solução é usar uma capa protetora no LNB que evite o superaquecimento do equipamento durante o dia.

2) A antena parabólica está instalada em um local com muita humidade no ar o que pode ter gerado uma condensação (água) dentro do LNB ou mesmo nos cabos da instalação, oxidando os equipamentos e provocando a perda de qualidade tanto do LNB quanto dos cabos.

Desta maneira a eficiência do LNB e cabos problemáticos diminui e a força do sinal transmitido do LNB para o receptor decresce durante o dia quando todo o sistema está mais aquecido e melhora durante a noite quando o equipamento esfria.

A solução é verificar o equipamento em busca de oxidação.

3) Turbulências climáticas podem ocorrer na região onde você mora em uma camada da atmosfera bastante acima da sua casa diminuindo a qualidade do sinal do satélite que consegue ultrapassar esta camada da atmosfera e chegar à sua antena durante o dia. Durante a noite esta interferência é menor o sinal do satélite melhora e os canais reaparecem no seu receptor.

A solução é usar uma antena parabólica bem maior que a que você usa atualmente, e ou um LNB de maior qualidade e que consiga iluminar melhor a sua parabólica.

4) Na sua região existem equipamentos que estão usando uma frequência que interfere na frequência emitida pelo satélite provocando ruídos na frequência captada pela sua antena parabólica, ou seja, o sinal está sujando durante o dia e a noite quando estes equipamentos que estão interferindo no sinal da sua antena parabólica são desligados ocorre uma melhora no sinal captado pela sua antena e os canais voltam a funcionar.

A solução é mais complexa e engenhosa neste caso, primeiro é preciso descobrir de onde vem o sinal que está interferindo na sua parabólica e então tentar usar barreiras físicas que rebatam este sinal, se possível.

Agora vamos levar em consideração que o apontamento da sua antena parabólica não está correto e que a antena e LNB que você está usando não são os mais adequados para a sua região.

É muito comum que isto ocorra, no caso do apontamento não estar correto então é necessário que se faça o ajuste fino do apontamento, para isto leia o artigo sobre ajuste fino clicando aqui.

Já se o que estiver errado for o tamanho da antena parabólica e o LNB usados no apontamento então não tem jeito, você vai ter que comprar uma antena parabólica maior e um LNB correto para o tamanho da antena parabólica que você está usando, o seu LNB pode não conseguir captar todo o sinal emitido pela sua antena parabólica, pergunte ao vendedor da loja em que você for comprar e compre de uma loja que seja realmente especializada no assunto.

antena parabolica noite