Por que a TV via satélite fica sem sinal quando chove?

3885

Dúvida bastante comum entre quem utiliza a antena parabólica para a captação de sinais de tv, quando o tempo está mais fechado ou há uma chuva mais forte a tv via satélite fica sem sinal, completamente ou em apenas alguns canais, qual o motivo?

O principal motivo para isto, se considerarmos que o apontamento da sua antena está correto e a antena e o LNB estão bem dimensionados, é que há uma nuvem bastante densa entre o satélite e a sua antena parabólica.

A água é uma barreira perfeita para as micro-ondas emitidas pelo satélite e captadas pela sua antena parabólica, quando as gotículas de água das nuvens conseguem se interpor completamente entre o satélite e a sua antena parabólica o sinal não chega ao seu equipamento e em consequência o receptor mostra a mensagem sem sinal.

Infelizmente não há o que fazer, neste caso, quando a nuvem é bastante pesada e está bloqueando o sinal do satélite.

lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo
lista iptv legal 104 canais gratis ao vivo

Este é um fator que provoca o cancelamento de assinaturas recentes nas operadoras de tv paga, o cliente assina em época de chuvas mais pesadas e fica frustrado quando o tempo ruim o deixa sem sinal da tv em sequências muito próximas.

No entanto, há também outras situações de perda de sinal provocadas pela chuva mesmo quando está chovendo e não há nuvens pesadas no céu.

As antenas de chapa são as mais propensas a ficarem sem sinal quando chove e os apontamentos de antena em que a elevação do prato é maior também são propensos à perda de sinal.

Quando mais próximo à Linha do Equador está a antena parabólica, mais alta a elevação do prato da parabólica e mais propenso a acumular água no prato a antena está, mais devagar o prato consegue escorrer a água da chuva que bate nele e com isto forma-se uma camada de água que impedem as ondas emitidas pelo satélite de chegarem ao fundo do prato da antena parabólica.

Antenas de chapa focal point tem até uns furinhos para facilitar o escoamento da água da chuva, verifique a sua antena se ela for de chapa e veja se não caiu alguma folha ou outro objeto que esteja obstruindo esta furação.

Nos Estados Unidos e Europa até se vende um produto especial que repele a água da chuva nos pratos das antenas parabólicas no intuito de melhorar o sinal durante a chuva, confira no artigo Dome Magic melhora o sinal da sua antena em dias chuvosos

antena parabolica chuva