Pode captar Banda C e Banda KU na mesma antena?

2408

Sim, pode captar Banda C e Banda Ku na mesma antena e eu listo três maneiras em que se é possível fazer este tipo de captação de sinal do satélite.

Para começar você pode querer captar a Banda C e Banda KU de um mesmo satélite, e aí você deve ter em mente que o satélite que você quer captar tem que transmitir os dois tipos de sinal, claro, e que a Banda C e Banda KU deste satélite tem que ter ambos um sinal de boa qualidade pois de outro modo a captação de todos os canais daquele satélite estarão bastante comprometidos.

O modo mais fácil de se captar de um mesmo satélite e comprar um LNB já adaptado de fábrica para captar Banda C e KU num mesmo corpo. A boa notícia é que o preço deste tipo de LNB tem caído ao longo do tempo e atualmente custa pouco mais de R$ 70,00, a má notícia é que ele não é tão fácil assim de se encontrar.

Entre outras facilidades este LNB já vem alinhado para que os sinais da Banda C e KU possam ser captados em sua máxima qualidade de acordo com a junção das frequências numa mesma peça. Mesmo assim a tarefa de se captar Banda C e KU de um mesmo satélite requer uma maior habilidade por parte de quem está fazendo o apontamento.

Na figura abaixo você vê um LNBF Banda C e KU de fábrica.

LNB Banda C e KU de fábrica

A segunda maneira é fazer você mesmo um LNBF capaz de captar Banda C e Banda KU ao mesmo tempo, vai dar um pouco mais de trabalho e você pode perder um ou dois LNBs até que consiga fazer da maneira correta, mas no final vai ser uma experiência bastante gratificante.

Esta opção é para quem gosta de se aventurar e tem a captação de canais de satélites mais como um hobby do que para assistir aos canais.

Nós já falamos como é possível adaptar estes LNBs duplos no artigo Captando Banda C e KU do Starone C2 na mesma antena – Aprenda a adaptar o seu LNBF para ter C e KU numa só antena.

Abaixo você vê a figura de um LNB Banda C e KU adaptado.

LNB Banda C e KU adaptado

Tanto no LNBF Banda C e KU de fábrica quanto no adaptado, ao achar o sinal de uma frequência a outra já estará garantindo, podendo ser só uma questão de acertar o giro do LNB e altura do LNB no disco adaptador da antena para captar todos os canais do satélite.

Para finalizar existe a opção de se captar a Banda C de um satélite e a Banda KU de outro satélite, neste caso o que teremos é um kit carona com diferentes tipos de LNB.

Neste caso a distância entre os satélites e a potência de transmissão do sinal é que vai comandar a quantidade de canais que você conseguirá captar.

No meu entender é uma opção em que se consegue captar mais canais tanto da Banda C quanto da Banda KU, escolhendo o par de satélites da maneira correta. Por exemplo, Banda KU do Amazonas com Banda C do StarOne C2 fica ótimo.

Em alguns artigos aqui do GPS.Pezquiza.com nós já falamos sobre a captação de Banda C e Banda KU no mesmo satélite com kit carona, confira um exemplo neste artigo Flange para Banda C e KU na mesma antena parabólica… E pode ser adquirido no Brasil mesmo, não precisa importar.

O importante para este tipo de apontamento é usar uma antena focal point de preferência de chapa ou se for telada, acima de 2 metros de diâmetro.

A partir de então é ter paciência para fazer o apontamento com o melhor ajuste possível.